Enciclopédia

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Uma enciclopédia é uma obra que reúne parte dos conhecimentos humanos ou apenas um domínio deles e os expõe de maneira ordenada, metódica, seguindo um critério de apresentação alfabético ou temático.


  • "Quem fica na floresta um dia, quer escrever uma enciclopédia; quem passa 5 anos, fica em silêncio para perceber o quanto é profunda e complexa a Criação".
- Dom Pedro Casaldáliga; Revista Mérito. Franca, SP, julho/2007.
  • "Vocês estão na faculdade; não devem citar a enciclopédia".
- Jimmy Wales, segundo o site "The Register", apud UOL. A cada semana, ele diz receber cerca de dez mensagens de alunos reclamando que a Wikipedia prejudicou suas notas.
  • "As pessoas pensam que a Wikipédia é uma anarquia, mas a base dela é a meritocracia, na qual o conteúdo e as ações dos colaboradores mais confiáveis e ativos têm mais destaque que a de outros. Esse tipo de método é baseado em mérito. Trata-se de um sistema muito bom, e é, sim, hierarquizado. Esse é o modelo que a Wikipédia vai continuar trilhando, de acordo com as mudanças que estamos tendo de implantar aos poucos, para dar mais confiabilidade à enciclopédia."
- Jimmy Wales, em entrevista ao jornal FOLHA na sua segunda vez ao Brasil, para participar do iSummit, no Rio de Janeiro.


Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: enciclopédia


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Enciclopédia.