Brinquedo

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Brinquedo é um objeto ou uma atividade lúdica, voltada única e especialmente para o lazer, e geralmente associada a crianças.



- The simplest toy, one which even the youngest child can operate, is called a grandparent.
- "You don't have to be in Who's who to know what's what"‎ - Página 54, de Sam Levenson - Simon & Schuster, 1979, ISBN 067124700X, 9780671247003 - 248 páginas
- Les avions sont des intéressants jouets mais n'ont aucune utilité militaire
- dito por Ferdinand Foch em 1911 e referenciado em "Time: A Traveler's Guide - Pagina 249 por Clifford A. Pickover - Science - 1998

"A minha cama é um veleiro; nela me sinto seguro; com minha roupa de marinheiro, vou navegando no escuro. De noite embarco e secudo a mão para os amigos no cais; fecho os olhos e pego o timão: não ouço nem vejo mais. Cauto marujo, levo em segredo para a cama uma fatia de bolo e também algum brinquedo, pois é longa a travessia. Corremos de noite o mundo inteiro; mas quando chega a alvorada, eis-me a salvo em meu quarto e o veleiro de proa bem amarrada."

- Claude Monet como citado (In: José Paulo Paes, sel. e trad. Ri melhor quem ri primeiro - poemas para crianças (e adultos inteligentes). São Paulo: Companhia das letras, 2007. p. 22; Argan, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1993 ISBN 9788502194304.
  • "Pois os homens não são somente eles; são também a região onde nasceram, a fazenda ou o apartamento da cidade onde aprenderam a andar, os brinquedos com que brincaram em crianças, as lendas que ouviram dos mais velhos, a comida de que se alimentaram, as escolas que frequentaram, os esportes em que se exercitaram, os poetas que leram e o Deus em que acreditaram. Todas essas coisas fizeram deles o que são, e essas coisas ninguém pode conhecê-las somente por ouvir dizer, e sim se as tiver sentido. Só pode conhecê-las quem é parte delas."
- William Somerset Maugham in: O Fio da Navalha(1944)
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Brinquedo.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: brinquedo


O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Brinquedo.