Yitzhak Rabin

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yitzhak Rabin
Yitzhak Rabin
Yitzhak Rabin em outros projetos:

Yitzhak Rabin, em hebreu: יצחק רבין (Jerusalém, 1 de Março de 1922 — Tel Aviv, 4 de Novembro de 1995) foi um general e político israelense.


  • Os seres humanos não são feitos de aço.
Tem um coração e uma alma, gritam e riem.
Amam e ferem.
Atacam, se ferem, gritam.
Os seres humanos são seres humanos.
  • A violência corroi a base da democracia israelense. Deve ser condenada, denunciada e isolada.
  • Existe apenas uma maneira radical de preservar o ser humano. Sem armaduras, tanques aviões ou fortificações de concreto. A solução radical, senhoras e senhores, chama-se Paz!
  • Como um militar, um comandante, eu dei ordens a centenas, provavelmente um sem número de operações. E junto com a alegria da vitória e a dor do fracasso, eu deverei sempre lembrar do instante preciso logo após a tomada da decisão para executar alguma ação: a correria com que os oficiais e ministros vagarosamente se levantam de seus assentos; o olhar de suas costas, o som do bater da porta, e logo depois, o silêncio em que permanecerei só.

Esse é o momento em que você se engasga sobre a decisão que tomou, pessoas estarão a beira de suas mortes. Povo da minha nação, povo de outras nações. E eles ainda não sabem. Nesse instante, eles ainda estão sorrindo, fazendo planos e sonhando apaixonados; ainda idealizando sobre planta um jardim e construir uma casa – e ainda não sabem que são suas últimas horas de vida na terra. Qual deles foi destinado à morte? Qual foto estará no obituário do jornal de amanhã? Qual mãe tão logo estará chorando? Quem terá seu mundo destruído sob o peso da perda?