Yasser Arafat

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Yasser Arafat
Yasser Arafat
Yasser Arafat
Yasser Arafat em outros projetos:
Prêmio Nobel de Paz (1994)

Yasser Arafat (em árabe: ياسر عرفات) (nascido a 4 de Agosto ou 24 de Agosto de 1929 como Muhammad Abd ar-Rauf al-Qudwah al-Husayni, também conhecido como Abu Ammar, falecido em 11 de Novembro de 2004 em Clamart, nos arredores de Paris, França), foi o líder da Autoridade Palestiniana, presidente (desde 1969) da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), líder da Fatah, a maior das facções da OLP, anteriormente uma organização terrorista, e co-detentor do Prémio Nobel da Paz.


  • "Nós somos completamente contra atentados e temos impedido muitos ataques. Mas não podemos esquecer que, assim como nós temos grupos fanáticos, eles também têm grupos fanáticos. Os fanáticos estão por toda parte."
- Yasser Arafat, ex-presidente da Autoridade Nacional Palestina
- entrevista a Otávio Frias; Folha de São Paulo, edição 25 de abril de 2004
  • "Queremos a guerra. Para nós, a paz é a destruição de Israel."
- Iasser Arafat, líder palestino, em 1970; como citado em Revista Veja, Século 20
  • "Depois de cinqüenta anos de luta e sofrimento sangrento, já basta. Basta de luta e basta de sangue."
- em discurso ao Parlamento, em Ramallah; citado em Revista Veja, Edição 1 769 - 18 de setembro de 2002 ''
  • "Você está me pedindo isso enquanto eu estou totalmente cercado pelas tropas israelenses? Ora, você é uma excelente jornalista, deveria respeitar sua profissão! Você tem que ser respeitosa quando fala com o general Yasser Arafat. Cale-se! Você está defendendo, com tais perguntas, as atividades terroristas da ocupação israelense e os crimes de Israel. Seja justa, por que comete tais erros? Obrigado. Até!"
- Interrompendo abrupta e acaloradamente sua entrevista ao vivo à rede CNN, em 29 de março de 2002, quando a jornalista Christiane Amanpour provocou sua raiva ao perguntar-lhe se daria provas de firmeza contra a violência perpetrada por ativistas palestinos.
- Yasser Arafat, líder palestino, referindo-se ao primeiro-ministro israelense, Ehud Barak
- Fonte: Revista Veja, Edição 1 673 - 1°/11/2000

Sobre[editar]

  • "Ela é igualzinha ao pai — superautoritária."
- Suha Arafat, mulher de Iasser Arafat, líder palestino, a respeito da filha dos dois, Zahwa, de 3 anos; como citado em Revista Veja, edição 1585, 17/02/1999