Wikiquote:Tema em destaque/2015/Fevereiro

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

1 de fevereiro[editar]

EGURANÇA é a condição de estar protegido de perigo ou perda.


Citações sobre o tema[editar]

  • "Os pactos, sem a força, não passam de palavras sem substância para dar qualquer segurança a ninguém":
- Thomas Hobbes in: "Leviathan", capitulo XVII
  • "Diante dessa sociedade que se tornou estranha a sí mesma, temos dois tipos de rebeliões em todos os países. Por um lado, as pessoas culturalmente equipadas para assumir sua autonomia, elas exigem do poder do estado e do dinheiro a criação de espaços de solidariedade autogerida, por outro lado, temos a reação regressiva daqueles que gostariam de reencontrar a segurança de uma ordem pré-moderna, estável, hierarquizada, fortemente integradora, na qual, desde o nascimento, cada um tem seu lugar garantido e determinado pelo fato de pertencer a sua nação ou raça".
- André Gorz, citado em "Cultura vozes" - Página 119, Editora Vozes, 1998
  • "Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar".
- Our parents love us because we are their children and this is an unalterable fact, so that we feel more safe with them than with any one else. In times of success this may seem unimportant, but in times of failure it affords a consolation and a security not to be found elsewhere.
- The conquest of happiness‎ - Página 199, Bertrand Russell - H. Liveright, 1930 - 249 páginas
  • "Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegura o ensejo de trabalho, que dê futuro a juventude e segurança à velhice".:
- Charles Chaplin; O Último discurso do filme "O Grande Ditador"


15 de fevereiro[editar]

IVILIZAÇÃO


Citações sobre o tema[editar]

  • "Revolta-me saber que dos cinco milhões que estão na escola, apenas 450.000 conseguem chegar a 4 ª. série, todos os demais ficando frustrados mentalmente e incapacitados para se integrarem em uma civilização industrial e alcançarem um padrão de vida de simples decência humana".
- Anísio Teixeira; artigo “Desbarato dos Recursos Públicos para a Educação”, publicado em O Jornal, 15/04/58''
- Raymond Aron; Fonte: Revista Caras, Edição 665.
  • “Mais do que descobrir o fogo ou a roda, o maior triunfo do que chamamos de civilização foi a domesticação do macho humano.”
- Next to the striking of fire and the discovery of the wheel, the greatest triumph of what we call civilization was the domestication of the human male.
- Fonte: "The Unfinished Country: A Book of American Symbols"; Por Max Lerner; Publicado por Simon and Schuster, 1959; Original da Universidade de Michigan; Digitalizado pela 23 out. 2006; 733 páginas books.google, página 122