Wikiquote:Predefinição

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Predefinição é uma mensagem que pode ser inserida em várias páginas através da colocação em cada página de uma instrução simples. A instrução chama uma página no namespace predefinição. Este recurso permite mudar a mensagem uma única vez com efeitos em todas as páginas ao mesmo tempo.

Questões técnicas[editar]

<noinclude> vs. <includeonly>[editar]

Envolver o texto entre <noinclude></noinclude> fará com que o texto não seja incluído entre a marcação na chamada da predefinição (não inclui o texto no "meio" do artigo). Sendo assim, o que estiver lá dentro aparece apenas na parte inferior da página. É útil para, por exemplo, categorizar predefinições ou páginas, como é feito em Categoria:!Predefinições, ou mesmo incluir instruções sobre a predefinição na própria página.

Por oposição, a <includeonly> serve para incluir o conteúdo (entre as marcações) apenas nos artigos. Isto é, o conteúdo só irá aparecer no artigo, mas não na página da predefinição. É útil para, por exemplo, predefinições sobre o trabalho de manutenção, em que a predefinição automaticamente categoriza o artigo, mas não desejamos que a própria predefinição apareça nessa categoria

Ver também[editar]