Wikiquote:Esplanada/Arquivo/2007

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Sysop

Olá a todos. Comunico que deixarei de ser administrador no Wikiquote. Fui promovido à sysop no Meta, e 4 estatutos me atrapalharão, além de que parece não ser correto ser administrador em um projeto e não o ajudar (aqui até cheguei a administrar, mas ainda estou em wikibreak...). Agradeço a confiança dos que votaram em mim, e peço desculpas aos mesmos por me retirar tão rapidamente do staff. Para compensar, vou tentar trazer alguns wikipedistas para ajudar no combate ao vandalismo aqui, e talvez volte a editar por aqui.
Até mais, Slade («») 14:14, 4 Janeiro 2007 (UTC)

Política global de copyright

Foi divulgada ontem resolução sobre nova política global de copyright aplicável a todos os projetos da Wikimedia Foundation. Sugiro que sejam lidos detalhadamente os seguintes links.

555 00:00, 28 Março 2007 (UTC)

User:Dinybot, a bot flag request

Hello, I would like to ask for the bot flag for the Dinybot robot. It is a classical global automatic interwiki robot which operates at all Wikiquotes. Demonstrative editations are available. Also specification in English is available. Simple specifiation follows:

  • Bot Operator: User:Martin Kozák
  • Aim of the Bot: Periodical automated completing and keeping of the interwiki links of all projects.
  • Language used: The Python
  • Script used: Python Wikipedia Robot Framework
  • Already used on:
    1. Czech Wikipedia for automated typographic corrections, code cleanups and redirects replacing, (Lightweight MediaWiki Robot Framework, since 2006-05-11)
    2. Czech Wikiquote for typographic correction, code cleanups and redirects replacing, (Lightweight MediaWiki Robot Framework, since November 2006)
    3. Wikiversity projects for completing and keeping the interwiki links. (Python Wikipedia Robot Framework, since March 2007, in pending)

Thanks for Your complaisance.

--Martin Kozák 16:22, 28 Março 2007 (UTC)

Autorizado.
--Chico 18:46, 28 Março 2007 (UTC)
Thanks a lot! --Martin Kozák 22:31, 28 Março 2007 (UTC)

Lesbianismo

Vces poderiam me dar alguma informaçao?

O Wikiquote é uma coletânea de citações. Nós temos a página Lesbianismo, mas talvez possa encontrar mais alguma coisa na wikipédia em Lésbica. - Jorge Morais 18:10, 1 Abril 2007 (UTC)

Alteração nos nomes das páginas especiais

As páginas especiais vão ter nomes traduzidos (não só nos títulos, como acontece actualmente, mas no próprio url). Apelo a que todos participem na discussão em mw:Talk:Special_page_names/pt --Waldir 17:37, 4 Junho 2007 (UTC)

Eleições 2007 - Board of Trustees da Fundação Wikimedia

A seguir lhes faço chegar uma tradução ao português (ou portunhol, hehe) do comunicado que sacou a Fundação sobre as eleições deste ano do Board of Trustees. Saudações. Loco085 01h07min de 13 de Junho de 2007 (UTC)

______________________


A seguinte é uma tradução ao português do anuncio oficial

Prezados colaboradores,

Nós, o Comitê de Eleições, pelo presente anunciamos a abertura de uma nova eleição de membros do Board of Trustees da Fundação Wikimedia. Ao menos três cargos serão talheres nesta eleição, onde os membros eleitos terão uma duração de dois anos.

É importante fazer notar que o procedimento de eleição deste ano é ligeiramente diferente ao de anos anteriores: todos os candidatos deverão estar seguros de ter lido a fundo os FAQs em: http://meta.wikimedia.org/wiki/Boardelections/2007/pt

Desde hoje, 10 de junho, estamos aceitando as candidaturas ao Board of Trustees. Se estás interessado, deverás fazer uma apresentação como candidato e listar-te em http://meta.wikimedia.org/wiki/Boardelections/2007/Candidates/pt

Também precisamos ajuda para as traduções das eleições, se falas fluidamente outro idioma que não seja o inglês, e queres ajudar, por favor lista-te em: http://meta.wikimedia.org/wiki/Boardelections/2007/Translations

Se tens alguma pergunta, por favor lê primeiro os FAQs, depois agrega tua pergunta na página de discussão: http://meta.wikimedia.org/wiki/Boardelections/2007/FAQ/pt

O anúncio oficial se encontra disponível em Meta:http://meta.wikimedia.org/wiki/Boardelections/2007/en

Também pode ler uma tradução ao português: http://meta.wikimedia.org/wiki/Boardelections/2007/pt

Estamos confiados que esta eleição terá a candidatos muito qualificados e lhe desejamos a melhor das sortes.

Saudações,

Kizu Naoko (Aphaia)
Newyorkbrad
Philippe Beaudette
Jon Harald Søby

Eleições ao Board of Trustees

De hoje, 0h00min do dia 28 de junho de 2007 até as 23h59min do dia 10 de julho de 2007 (horários todos no UTC) estarão decorrendo as eleições para o Board of Trustees da Fundação Wikimedia.

Mais informações, links para a página de FAQ e de declarações dos 15 candidatos (páginas essas traduzidas em língua portuguesa) poderão ser obtidas ao se acessar Special:Boardvote/vote (aconselha-se estar autenticado antes de seguir tal link).

Administradores desta wiki: por gentileza, divulguem este evento. na MediaWiki:Sitenotice desta wiki coloquem uma nota para informar a todos. Um exemplo de código a ser utilizado pode ser obtido em s:MediaWiki:Sitenotice (o qual é uma tradução da página de mesmo nome, tal como se encontrava no momento no Meta-Wiki. Adicionalmente, criem a MediaWiki:Sitenotice id contendo "1" e apenas ele, sem as aspas (quando alguém logado clica em fechar/ignorar a mensagem do Sitenotice voltará a ser exibida para a pessoa apenas se ela esvaziar os cookies de seu navegador ou se o número for trocado).

555 00h38min de 28 de Junho de 2007 (UTC)

Será válido?

Será válido incluir na página "Vitória" a alegada declaração de Pirro? "Outra vitória como esta e estaremos perdidos" Parece-me pertinente mas não faço a mais pequena ideia do modus operandi. Já li as instruções todas mas dirigem-se, certamente, a especialistas.89.152.218.131 21h58min de 20 de Agosto de 2007 (UTC)

Considero válido.
--Chico 15h51min de 21 de Agosto de 2007 (UTC)

Categorias

Olá, estou em dúvida sobre as categorias.Não sei qual devo inserir no na página que criei Locuções latinas.AgradecidoPedro00 14h41min de 25 de Agosto de 2007 (UTC)

Uma hipótese seria avaliar fusão com o artigo Provérbios latinos; mas como as locuções não chegam a ser provérbios, uma solução é colocar na Categoria:Variadas.
--Chico 16h25min de 27 de Agosto de 2007 (UTC)

Dúvidas de Novato

Olá! Já tenho alguma experiência na wikipedia.pt, mas estou apenas a começar aqui no wikiquote e tenho algumas dúvidas:

  • Se eu encontrar um site como este ou este, posso usar as citações que estão lá no wikiquote? Em caso negativo porquê? Copyright? Fonte não credível?; Em caso positivo, posso indicá-los como fonte?
  • Já estive à procura mas não encontrei nenhuma predefinição para indicar a carência de fontes (como esta da wikiquote.it: it:Template:Da controllare). Acham que era boa ideia se eu a criasse e se começasse a usar?
  • Relativamente às ligações internas nos artigos, qual é a melhor política: ligações para a wikipedia ou só wikiquote? E onde colocar as ligações internas? Só nas descrições e comentários ou também nas próprias citações?

Agradeço desde já a atenção. Obrigado! --EuTugamsg 22h14min de 14 de Setembro de 2007 (UTC)

Fontes: de preferências as citações deveriam vir citando as fontes (livro, revista, periódico, etc); citações como fonte os sites que você mencionou são também permitidas, todavia acredito que devam a se restringir ao mínimo; prefiro não usar; mas se usar, cite a fonte (o site); a este respeito vide a seguinte exposição quanto ao direito de reproduzir.
Carência de fontes: não vejo necessidade de template neste sentido; um motivo: acredito que mais de 90% das citações inseridas, infelizmente, estão sem indicação de fontes; mas considero necessário, dentro do possível, inserir as fontes;
Ligações: ligações internas e com a wikipédia são bem-vidas. No caso de ligações internas podem ser tanto nas descrições, nos comentários e também nas próprias citações; Por padrão, a ligação com a wikipédia deve ser com com o artigo da wikipédia que tenha o mesmo título do artigo da wikiquote.
--Chico 17h49min de 17 de Setembro de 2007 (UTC)

Add Link

our link on your webpage Hello I recently visited your website I sincerely feel that its a great resource for music lovers. I would be grateful if you could accommodate our small link your page. We also have a website which caters to Music Lovers. Its Tabs and Lyrics Thanks Lakshman

Request for bot flag : DragonBot

Hello, I am operator of a bot, DragonBot, and would like to have the bot flag. Here are some details about the bot, feel free to ask any questions!

  • Operator : Chtit draco
  • Purpose : Adding interwiki links.
  • Script used : pywikipedia
  • Already has the bot flag on : fr,de,en,pl,sl,bg,hu,ja,no,gl,he,it,tr,sv,nl,bs,el,zh,ku,fa,eo,simple
  • I have run the bot for foolproofing, you can see its edits here.

Thanks! Chtit draco 11h55min de 29 de Setembro de 2007 (UTC)

Feito o registro!
--Chico 16h53min de 2 de Outubro de 2007 (UTC)
Thanks! Chtit draco 17h28min de 2 de Outubro de 2007 (UTC)

Planet

"Planet" é um agregador de blogs de várias pessoas diferentes ou de pessoas de um mesmo projeto através de links de RSS. A Wikipédia e os outros projetos da Wikimedia em língua portuguesa já podem agregar seu blogs no nosso próprio Planet, o endereço é: http://pt.planet.wikimedia.org quem tiver um blog e deseja escrever sobre o projeto da wikimedia que você participa, inscreva seu blog aqui LeonardoG 00h42min de 3 de Outubro de 2007 (UTC)

Wikimedia Portugal

No WikiNorte 2, debateu-se a possibilidade de criar uma filial da Wikimedia em Portugal. A Wikimedia Portugal seria um instrumento valioso para consciencializar as pessoas que o Wikiquote e projectos relacionados são fontes de conhecimento que todos podem consultar e editar.

A opinião de todos os membros da comunidade sobre este tema é muito importante. Deste modo, pedia o vosso parecer em relação a isto. Se estiverem interessados em fazer parte da Wikimedia Portugal, peço-vos que assinem aqui (não assumindo nenhum compromisso). Gil 11h55min de 23 de Dezembro de 2007 (UTC)

Wikimedia Portugal - Estatutos

O projecto Wikimedia Portugal deu o seu primeiro passo. Agora estamos na fase de elaboração dos estatutos. O Lijealso está a redigir um esboço que em princípio será apresentado dentro de uma semana.

Criar uma associação é um processo que exige alguns conhecimentos de Direito. A ajuda de um advogado português ou de algum entendido em Direito na redacção/revisão dos estatutos e no registo da associação seria muito valiosa. Lanço aqui o apelo a quem puder prestar auxílio de alguma maneira nesta área.

O projecto continua a precisar da ajuda de todos. Aconselho os interessados em fazer parte da Wikimedia Portugal a visitar a página da Wikimedia Portugal no Meta e a assinar a lista. Gil 23h52min de 28 de Dezembro de 2007 (UTC)

Páginas especiais traduzidas

Eu não ia avisar com antecedência, mas hoje acordei com a vontade de querer evitar discussões inúteis geradas por conta das pessoas não entenderem o que houve.

Apesar da relativa pouca participação, no começo de junho deste ano o Waldir passou nas Esplanadas de todas as wikis lusófonas da Wikimedia convidando as pessoas para olharem a mw:Talk:Special page names/pt. Uma vez que eu estava pela betawiki sendo um dos dois a realizar as traduções finais da interface padrão (porque eu estava por lá: pt.wikiversity aprovada de forma condicional junto com mais um punhado de wikis), resolvi desenterrar o assunto e o concluir.

Como a "votação" de termos resultou em empate, tive de adotar alguns critérios, explicados em mw:Talk:Special_page_names/pt#Reativar_e_concluir.

Uma vez que isto afeta todas as wikis que utilizam o MediaWiki + língua portuguesa (pt, não pt-br; tradução para o dialeto brasileiro jamais recebeu atualização desde que foi criada de forma arbitrária em 2005) como padrão, pede-se que comentários e pedidos de termos redirecionadores adicionais sejam feitos em mw:Talk:Special page names/pt exclusivamente, sob risco de serem desconsiderados por inviabilidade de os localizar, caso sejam feitos em outros lugares.

Nota: As URLs não mudarão no Commons, Meta-Wiki, Wikispecies e Wikipedias e projetos em outros idiomas. Este aviso está sendo entregue por mim nas seis wikis lusófonas da Wikimedia. 555 17h06min de 31 de Dezembro de 2007 (UTC)