Wikiquote:Eliminação

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

A eliminação de páginas ou imagens é o processo pelo qual elas são removidas do servidor. Eliminar uma página não é o mesmo que esvaziar uma página. Uma página esvaziada pode ser editada e preenchida de novo e o historial da página continua acessível. A eliminação é contrária ao espiríto inicial da cultura wiki. Esta possibilidade foi introduzida na wikipédia devido à proliferação de material que nada têm que ver com uma enciclopédia.

Uma página eliminada desaparece, perde-se o historial, podendo no entanto ser criada outra vez. As páginas eliminadas ficam guardadas ainda por um tempo em uma espécie de "lixeira", visível apenas aos administradores. As páginas podem ser restauradas, isto é, a eliminação de páginas pode ser revertida. As imagens eliminadas, pelo contrário, são retiradas imediatamente do servidor e não podem ser revertidas ou muito menos visualizadas.

Todas as eliminações ficam regitradas no log de deleção, visível por todos os usuários em Especial:Log.

Procedimento de eliminação de páginas por votação[editar]

  1. Qualquer usuário registado pode propor páginas para eliminação. Para isso deverá incluir a predefinição {{apagar}} na primeira linha do artigo em questão, especificando uma data 15 dias posterior a esta alteração.
  2. A eliminação das páginas só pode ser feita se os usuários registados derem o seu acordo (ver 4), excepto se a página for uma sub-página do próprio usuário. (Exemplo: uma eventual página Usuário:Jorge/testes)
  3. Neste último caso, para que a página seja eliminada, basta que o usuário assim o deseje.
  4. A decisão sobre a eliminação das páginas faz-se por votação, segundo o método exemplificado em Wikiquote:Páginas para eliminar (cada usuário registado "assina" por baixo da sua opção preferida)
  5. O primeiro a votar (em princípio, o proponente), deverá acrescentar a data limite da votação como referência para os demais
  6. As votações deverão estar activas durante quinze dias, findo o qual se age em conformidade com a decisão da comunidade
  7. Caso a votação tenha resultado:
  1. Positivo, i.e., maioria de votos a favor, a página deve removida e inscrita em Wikipedia:Lista de páginas eliminadas, removendo os links do título.
  2. Negativo, a marcação {{[[:Predefinição:apagar|}} deve ser removida, e a página inscrita em Wikiquote:Páginas para eliminar/Votações rejeitadas
  3. Sem efeito (porque o problema foi resolvido), inscreve-se a página em Wikiquote:Páginas para eliminar/Votações interrompidas e retira-se a marcação.
  4. Inconclusivo, a votação é transposta para a página Wikiquote:Páginas para eliminar/Votações inconclusivas onde continua até haver consenso.

A fim de combater a utilização da wikipedia para spam, sempre que uma página seja criada com o título idêntico ao endereço de um site de internet, entre outras situações, existe um outro método de eliminação mais rápida, sem passar pelo sistema normal de votação. Ver Wikipedia:Eliminação rápida.

Esta metodologia poderá ser revista sempre que se verificar necessário

Ver votação