Wikiquote:Convenção de nomenclatura

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Cada entrada do Wikiquote é identificada pelo seu título, pelo que a escolha do nome mais adequado é um passo importante no desenvolvimento de um bom artigo. No entanto, esta escolha nem sempre é fácil ou mesmo consensual. Há situações em que mais do que um nome podem ser adequados, noutras situações um título refere-se a mais do que um tópico e noutros casos alguns colaboradores preferem um título e outros preferem outro.

As convenções que se seguem foram estabelecidas a fim de evitar a recorrência de situações menos corretas ou conflituosas.

Pensar antes de agir[editar]

Dar nome a uma entrada do Wikiquote não deve ser algo feito sem antes parar para refletir. Se um nome for bem escolhido, mais facilmente irá ser encontrado nas buscas, evita que se criem outras páginas sobre o mesmo assunto e obterá o consenso da comunidade.

Antes de criar um novo artigo sobre determinado assunto, deve certificar-se que não existe já outro artigo sobre o mesmo, eventualmente com um nome menos adequado. Utilize a caixa de pesquisa (na barra de ferramentas) para procurar.

Da mesma forma, quando estiver a escrever um artigo e pretender criar uma ligação interna para outro (usando a sintaxe: [[nome do artigo]]), tenha o cuidado de verificar se o nome que usou para a ligação corresponde ao artigo pretendido. Se não existir um artigo com esse nome, quando alguém seguir essa ligação será criado um artigo. Se o nome tiver sido mal escolhido o novo artigo vai ter um mau começo: haverá mais hipóteses de "falhar" o artigo quando forem criadas ligações internas, aumentando a probabilidade de serem criados artigos diferentes sobre o mesmo assunto.

Tudo isto faz com que seguir convenções coerentes de nomenclatura seja essencial para que as ligações internas sejam o mais simples e eficientes possível.

Convenções de nomenclatura[editar]

Uso de maiúsculas[editar]

O software do Wikiquote faz a distinção entre maiúsculas e minúsculas, ou seja "Convenção de nomenclatura" é diferente de "Convenção de Nomenclatura". A única exceção a esta regra é a primeira letra do título que é sempre interpretada como maiúscula, mesmo que escrita como minúscula ("Convenção de nomenclatura" é o mesmo que "convenção de nomenclatura"). Por esta razão é muito importante que se normalize a utilização de maiúsculas por forma a minimizar a ocorrência de artigos sobre o mesmo assunto:

  • Só a primeira letra do título deve estar em maiúsculas.
Correcto: Machado de Assis
Incorreto: MACHADO DE ASSIS
  • Só a primeira palavra do título é que deve ter a primeira letra em maiúsculas
Correcto: Meio ambiente
Incorreto: Meio Ambiente
  • A regra anterior não se aplica a nomes próprios ou outras palavras que por regra sejam sempre iniciadas por maiúsculas
Correto: História de Angola, Xanana Gusmão
Incorreto: História de angola, Xanana gusmão

Tenha em atenção que a forma normal de referir um artigo é usando uma ligação interna, o que é mais uma razão para o título de um artigo ter uma forma que possa integrar no meio de uma frase, de modo a facilitar a escrita de ligações e por outro lado evitar a Escrita de Maiúsculas no Meio de Uma Frase, o que além de feio é incorreto.

Uso de plurais[editar]

Em muitos casos, uma palavra aparece num texto no plural. No entanto, os títulos dos artigos devem usar sempre a forma singular, excepto nos casos em que a palavra se use apenas no plural, ou quando fizer mais sentido falar no conjunto que no indivíduo. Mais uma vez, esta convenção tem como objetivo evitar a criação de artigos duplicados.

Correto: Ave, Palavras cruzadas
Incorreto: Aves, Palavra cruzada

No entanto, no texto dos artigos é frequentemente necessário referir os assuntos no plural. Isso faz-se escrevendo a ligação interna com um texto alternativo.

Exemplo: Os [[número natural|números naturais]] são [[número inteiro|números inteiros]] positivos
Resultado: Os números naturais são números inteiros positivos

Alternativamente, quando o plural de uma palavra for formado apenas acrescentando um sufixo, pode usar-se a seguinte forma:

Exemplo: Os [[gato]]s são [[mamífero]]s
Resultado: Os gatos são mamíferos

Uso de palavras estrangeiras[editar]

  • Os títulos em língua estrangeira só devem ser usados no caso de o seu uso ser mais comum do que a versão em português.
Correto: Nova Iorque, Los Angeles
Incorreto: New York, Os Anjos

Nomes comuns de coisas e pessoas[editar]

  • Sempre que possível, devem ser escolhidos títulos que não causem confusão.
Correto: Estados Unidos da América, Fernando Pessoa
Incorreto: América, Pessoa

Seja preciso e claro[editar]

  • Não use um título ambíguo exceto quando não houver outra alternativa.
Correto: Karl Marx, Coréia do Norte, Década de 1920
Incorreto: Marx, Coreia, Anos 20

Nomes completos em vez de abreviaturas[editar]

  • Evite sempre a utilização de abreviaturas, exceto quando o assunto for conhecido exclusivamente pelo seu acrônimo.
Correto: Produto Interno Bruto, Radar
Incorreto: PIB, Radio detection and ranging

Não utilizar títulos compostos[editar]

  • Suponhamos que pretende desenvolver artigos sobre Portugal. Podia argumentar que a História de Portugal pode ser considerada uma subdivisão de História do artigo sobre Portugal, no entanto não utilize um título do estilo [[Portugal/História]]. (versões antigas da Wikipédia criavam "subpáginas" quando o nome de um artigo continha uma barra, mas isso foi descontinuado no namespace principal).
Correto: História de Portugal
Incorreto: Portugal/História

Cuidado com a utilização de alguns carateres[editar]

  • Devido a limitações no software, alguns carateres não podem ser usados nos títulos pois podem causar problemas. Por exemplo, os seguintes carateres não podem ser utilizados nos títulos: * | & { } [ ]
Correto: Calvin e Hobbes
Incorreto: Calvin & Hobbes
  • Adicionalmente, um título não pode começar com um código de interwiki, formado por duas letras que representam a versão da Wikipédia seguidas de dois pontos (:)
Incorreto: en:inglês

Títulos de Filmes[editar]

  • Os artigos sobre filmes devem residir sob os títulos na língua original. Devem ser criados redirects nos títulos em português, em suas variadas versões.
  • Para títulos em português, devem-se adotar as regras habituais do português: manter a primeira letra maiúscula e o restante em minúsculas, a não ser no caso de nomes próprios
  • Para títulos em outra língua, as normas de capitalização adotadas devem ser as da língua original do filme em questão. Isso evita que sejam produzidos erros gramaticais em certas línguas (por exemplo, descapitalização de um substantivo em alemão). Como regra, as romanizações e capitalizações empregadas no IMDB podem ser adotadas como padrão.
(ver votação)

Títulos de livros e outras obras de arte[editar]

  • Será utilizado o título da obra em português sempre e quando não houver diferenças significativas entre as diversas versões da língua portuguesa. Quando houver diferenças significativas, será utilizado o título original na língua em que a obra foi inicialmente publicada.
    • Exemplo: The Godfather foi traduzida como O Padrinho em Portugal e como O Poderoso Chefão no Brasil. Como se trata de diferença significativa, o título do artigo passa a ser The Godfather. Os diferentes títulos em português serão criados como redirecionamentos (redirects) e devem ser discriminados no primeiro parágrafo do artigo.
  • Títulos genéricos de peças musicais (concertos, sinfonias, sonatas...) devem ter o nome em português.

Outras convenções[editar]