Wikiquote:Eliminação rápida

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redirecionado de Wikiquote:ER)
Atalho: WQ:ER

Eliminação rápida (ER) é um dos três procedimentos empregados no Wikiquote para a eliminação de páginas ou imagens. Utilizando uma tag especial, um editor marca um item ao abrigo de uma das regras de ER definidas pela comunidade. O item passa então a ser automaticamente listado em uma categoria especial (Categoria:Páginas para eliminação rápida). Periodicamente, os administradores realizam a limpeza desta categoria e eliminam todos os itens que tiverem sido marcados em conformidade com as normas vigentes.

Conceitos[editar]

O método de eliminação rápida é o mais eficiente entre os três empregados no Wikiquote, pois não requer consulta aos editores nem período de quarentena prévia. Ele foi desenvolvido porque a comunidade chegou à conclusão de que o processo convencional de eliminação era excessivamente burocrático e não se justificava em certas situações. Foi por isso proposto um sistema de eliminação imediata de páginas que reúnam determinadas condições.

Uma das principais motivações para a implementação da eliminação rápida consiste na possibilidade de desafogar as votações sobre eliminação, removendo a necessidade de consulta à comunidade quando o resultado de uma tal consulta quase certamente resultaria unanimemente favorável à exclusão. A maior parte das regras de ER abrange situações que são resultado de erros recorrentes, tais como má formatação de títulos, eliminação de ficheiros (arquivos) duplicados, etc.

Qualquer usuário, inclusive anônimo, pode marcar uma página para ER. Cabe ao administrador verificar a validade da marcação antes de proceder à eliminação.

História[editar]

O processo de eliminação rápida foi implementado na Wikipédia a partir de discussões que tiveram lugar ao longo do segundo semestre de 2004. Desde então, ele vem sendo constantemente adaptado para incluir novas situações de aparecimento recorrente ainda não previstas. Em 2005, foram incluídas diversas novas regras tais como a eliminação de ficheiros (arquivos) duplicados, de páginas de discussão em que o artigo principal não existe e saltos de namespace. Entre estas, destaca-se em particular a regra #20, aprovada em dezembro, que permite a eliminação de páginas que contêm lixo ou conteúdo impróprio sem material relevante no histórico.

Outros métodos[editar]

Além da eliminação rápida, o Wikiquote conta ainda com mais dois métodos para eliminar itens: a eliminação por problemas de direitos autorais e a eliminação por votação. Estes procedimentos são mais complexos e exigem mais esforços da comunidade. No primeiro caso, é necessário aguardar um período de quarentena antes de excluir os itens e, no segundo caso, o destino de cada item é determinado a partir de uma votação que envolve todos os editores com direito ao voto.

Regras formais[editar]

As regras abaixo permitem a eliminação de itens por ER.

1. Subpáginas do próprio usuário (Exemplo: uma eventual página Usuário:Jorge/testes).
2. Páginas criadas com endereços de websites no título, desde que não se trate de algum site relevante cujo nome coincida com o endereço web tal como "Americanas.com".
3. Páginas com títulos absurdos, ou palavras que não o são, desde que se combinem três condições:
3.1. A página não tem artigos afluentes, ou o artigo afluente também contém lixo.
3.2. Uma busca no Google pelo termo não produz resultados verosímeis.
3.3. Não é um engano credível, capaz de servir como redirect.
4. Páginas com títulos absurdos em termos enciclopédicos, como por exemplo A Relação entre o Professor e o Estudante - por Carlos Carlinhos, ou uma eventual página chamada Tou triste e sozinha, me liga, vai; desde que não se trate do título de alguma obra relevante.
5. Páginas de aparecimento recorrente que a comunidade decide eliminar sempre que reaparecem. Porém, em casos de dúvidas deve-se colocar novamente para eliminação do modo tradicional.
6. Páginas em que o título é evidentemente spam. Por spam entende-se páginas cujo título ou único conteúdo é um anúncio, por exemplo, a um "casino online". (Isto de certa forma está incluído em "3. Páginas com títulos absurdos em termos enciclopédicos") - Tudo isso desde que:
6.1. A página não tem artigos afluentes, ou o artigo afluente também contém lixo.
6.2. O título não seja apenas o nome de uma empresa, marca ou campanha publicitária relevante.
7. Páginas em que o próprio criador reconhece que se enganou, desde que:
7.1. a página não seja eliminada pelo próprio.
7.2. a página a eliminar não seja um erro ortográfico comum.
7.3. a página a eliminar não seja uma entrada válida.
8. Eliminações temporárias sem perda de histórico para resolver problemas técnicos.
9. Eliminação de redirects se a página a eliminar não tiver um histórico relevante. Eliminação de um redirect com título X para que a página de destino possa ser movida para o título X. Desta forma o histórico da página de destino não se perde.
10. Namespaces (Domínios) que não existem, por exemplo: Wikipédia: desde que:
10.1. o conteúdo válido seja movido para o local adequado.
10.2. a página não tenha afluentes.
11. Páginas com erros devidos à má configuração do teclado ou codificação incorreta do sistema, como por exemplo: Japão, Santos (São Paulo), Discussão:Página principal. A codificação padrão da Wikipédia é UTF-8.
12. Imagens, quando o pedido for feito por quem carregou a imagem e desde que esta não esteja a ser utilizada por um artigo.
13. Páginas sem histórico relevante que são violações flagrantes de direitos autorais de outras páginas na Internet. Por histórico relevante entende-se qualquer contribuição ao artigo que não se limite a redirecionamentos, intelinks, categorias e wikificação.
13.1. Sugere-se aguardar algum tempo depois da violação de direitos autorais.
14. Eliminação de ficheiros (arquivos) duplicados.
14.1. Ficheiros iguais que estão sobre nomes diferentes.
14.2. Ficheiros que já estão no Wikimedia Commons.
14.3. No motivo da eliminação deve constar o atalho para o ficheiro já existente.
14.4. Os afluentes devem ser corrigidos.
14.5. Arquivos iguais que estão sob outra extensão, mantendo-se o formato JPG para fotografias, GIF para animações, PNG para outras imagens, e OGG para som e vídeo.
15. Páginas com o título mal formatado.
15.1. Desde que se tenha movido o conteúdo para um título formatado de acordo com o livro de estilo.
15.2. Desde que não seja o proponente a eliminar a página.
16. Artigos que resultam de uma fusão, cujo título não se enquadre nas convenções do Livro de Estilo (por exemplo: erro ortográfico).
16.1. Desde que não seja o proponente.
16.2. Desde que os afluentes tenham sido corrigidos.
17. Títulos que são redirects do namespace principal para outro:
17.1. Desde que não seja o proponente.
18. Páginas de discussão cujas páginas associadas não existam — em qualquer domínio (com algumas exceções, ver nota[1])
19. Todos os ficheiros carregados (domínio Imagem:) que não são som, imagem ou vídeo.
20. Podem ser eliminados por Eliminação rápida os artigos que encaixam no perfil de lixo e impróprio:
20.1 Desde que não seja o proponente.
20.2 Confirmar no histórico se existem versões anteriores válidas.
20.3 Em caso de dúvida sobre a validade do conteúdo, ou do título caso haja afluentes válidos, encaminhar a página para o método de eliminação por votação em w:Wikipedia:Páginas para eliminar.
21. Uma página já votada em WQ:PE e mantida só pode tornar a ser nomeada para eliminação após um prazo de seis meses a contar da última nomeação. Caso uma renomeação seja feita antes deste prazo, a nova página de votação iniciada pode ser eliminada. (votação)

Ajuda[editar]

As páginas abaixo contêm instruções detalhadas sobre o método de eliminação rápida, abordando passo a passo todos os aspectos dos procedimentos envolvidos.

Notas[editar]

  1. Nota sobre a regra 18: Esta regra aplica-se a páginas de todos os domínios, exceto "Usuário Discussão", "MediaWiki Discussão" (no caso de essa página ter instruções ou outros casos) e algumas do domínio "Wikipedia Discussão" (exemplo: w:Wikipedia Discussão:Ortografia/Tentativa de consenso). Notar que podem haver excepções como estas ou outras. Deve-se aplicar esta regra apenas nos casos em que não faça sentido a página de discussão existir (ver discussão na votação). Em princípio, esta regra aplica-se sem excepções a todas as páginas do domínio "Discussão" e "Imagem Discussão". Todas as outras devem ser analisadas caso a caso.

Ver também[editar]