Vidiadhar Surajprasad Naipaul

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Vidiadhar Surajprasad Naipaul
Vidiadhar Surajprasad Naipaul
Vidiadhar Surajprasad Naipaul
Vidiadhar Surajprasad Naipaul em outros projetos:
Prêmio Nobel de Literatura (2001)

Vidiadhar Surajprasad Naipaul (Chaguanas, Trinidad e Tobago, 17 de agosto de 1932 - Londres, 11 de agosto de 2018), foi agraciado com o Nobel de Literatura em 2001.


Obras[editar]

Os Mímicos[editar]

  • "Assim, eu havia completado a viagem de ida e volta entre minhas duas paisagens de mar e neve. A cada uma delas, na primeira despedida, eu julguei ter dito adeus, já que chegara a conhecê-las à minha maneira."
  • "É assim que minha imaginação compõe agora a cena. Se demoro nessa descrição, é porque escrevo em circunstâncias diversas! Trabalho numa mesa rústica, estreita, adquirida com certa dificuldade, por não fazer parte do mobiliário padrão do hotel. O quarto fica no anexo do prédio. A janela é de alumínio, de tamanho e forma padronizados; a porta lisa, também padronizada quanto ao tamanho e a forma, é feita de um material tão leve que já está empenada e, a menos que se passe o trinco, fica o tempo todo abrindo e fechando lentamente. O rodapé encolheu, como todo o madeiramento. Nada aqui foi feito com amor, nem sequer com habilidade; conseqüentemente, não há nada que dê prazer à vista."
  • "E disse isso com sinceridade. Como se, naquele mundo de conflitos que havíamos criado, fosse possível simplesmente pular fora e voltar a ordem do passado!"