Vela (iluminação)

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Nota: Se procura outros significados para Vela, consulte: Vela.


Vela é um objeto feito de parafina para iluminar; sua fonte de luz consiste tipicamente num rastilho inserido num combustível sólido, tipicamente cera.



  • “Nunca pensei que no dia em que completasse 70 anos eu fosse acender velas em vez de apagá-las”
- Zuenir Ventura; quando comemorou o seu aniversário na segunda-feira 4 em clima de apagão
- Fonte: Revista IstoÉ Edição 1654
  • Bogu świeczke i diabłu ogarek.
- Tradução: Acenda uma vela a Deus e outra ao diabo.
- Provérbios poloneses
  • "Há duas maneiras de espalhar a luz: ser a vela, ou o espelho que a reflete".
- "There are two ways of spreading light: to be the candle, or the mirror that reflects it".
- Ethan Frome‎ - Página vii, Edith Wharton - EMC/Paradigm Pub., 1998, ISBN 0821916491, 9780821916490 - 128 páginas
  • "Aquele que recebe de mim uma idéia tem aumentada a sua instrução sem que eu tenha diminuído a minha. Como aquele que acende sua vela na minha recebe luz sem apagar a minha vela. Que as idéias passem livremente de uns aos outros no planeta, para a instrução moral e mútua dos homens e a melhoria de sua condição, parece ter sido algo peculiar e benevolentemente desenhado pela natureza ao criá-las, como o fogo, expansível no espaço, sem diminuir sua densidade em nenhum ponto."
- He who receives an idea from me, receives instruction himself without lessening mine; as he who lights his taper at mine, receives light without darkening me. That ideas should freely spread from one to another over the globe, for the moral and mutual instruction of man, and improvement of his condition, seems to have been peculiarly and benevolently designed by nature, when she made them, like fire, expansible voer all space, without lessenig their density in any point.
- The Writings of Thomas Jefferson: Correspondence - Volume 6, Página 180, Thomas Jefferson - J. C. Riker, 1855
  • "Deve-se estar em condições de acompanhar estas senhorinhas em casa e de ouvir seus comentários, no quarto de dormir, à luz da vela; deve-se estar a seu lado quando acordam, na manhã seguinte; deve-se assistir às progressões que ambas fazem no decurso do dia. Quem tiver feito isso, e não só por um dia, mas por vários, será então capaz de aquilatar os valores das impressões que estarão por ser recebidas à noite, na sala de visitas."
- Contos completos‎ - Página 15, Virginia Woolf, traduzido por Leonardo Fróes, Editora Cosac Naify, 2005, ISBN 8575034006, 9788575034002 - 472 páginas
  • "Desde que, adulto, comecei a escrever romances, tem-me animado até hoje a idéia de que o menos que o escritor pode fazer, numa época de atrocidades e injustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada, fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinos e aos tiranos. Sim, segurar a lâmpada, a despeito da náusea e do horror. Se não tivermos uma lâmpada elétrica, acendamos o nosso toco de vela ou, em último caso, risquemos fósforos repetidamente, como um sinal de que não desertamos nosso posto."
- "Solo de clarineta: memórias" - v. 1, página 45, de Erico Veríssimo - Editora Globo, 1973
  • Een oogje in het zeil houden
- Tradução Literal: "Vigiando a vela"
- Significado: "Continuamente checando o estado de um projeto ou coisa"
- Provérbios holandeses
  • "A ausência diminui as paixões medíocres e aumenta as grandes, como o vento apaga as velas e atiça as fogueiras."
- Machado de Assis in: Miss Dollar, Capítulo V, citando La Rochefoucauld



A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Vela (iluminação).
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Vela (iluminação).