Utilizador Discussão:Bemel

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
For other languages, consider using Wikiquote:Babel
Olá Bemel, bem-vindo(a) ao Wikiquote,
O Wikiquote surgiu em 2004, e desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes antes de começar a editar no Wikiquote.
Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Página de testes
Para fazer experiências sem danificar o Wikiquote
Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Normas de conduta
Reserve algum tempo a explorar as Normas de Conduta
Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
FAQ
O que toda a gente pergunta
Políticas do Wikiquote
Regulamentos gerais a saber
Ajuda
Manual geral do Wikiquote
Café dos novatos
Sane suas dúvidas com usuários experientes.
Seja audaz
Não tenha medo de editar o Wikiquote.
If you do not speak Portuguese, please refer to Wikiquote:Global help
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros Usuários. Para deixar uma mensagem a um Usuário deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tiles: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia no Wikiquote!Sturm 18:01, 10 Fevereiro 2006 (UTC)

Olá Bemel[editar]

Não há a necessida de se criar um artigo para todo livro que você inserir uma citação. Jogue as citações de livros a princípio nos artigos de seus respectivos autores e, quando um determinado livro possuir várias citáções, migramos tudo para um artigo exclusivo para ele. Ok? Abraço! Cordialmente, Sturm 19:26, 10 Fevereiro 2006 (UTC)

Frase do dia[editar]

Prezado Bemel. A próposito de seu desabafo em Wikiquote Discussão:Frase da Semana/Sugestões#Sugestões venho esclarecer que as sugestões são aproveitadas sim. Um exemplo pode ser visto no seguinte link, em que a sugestão já foi retirada do "rol de sugestões" e inserida na frase a ser veiculada no próximo dia 15 de março.

Cumpre-me destacar que nem todas foram aproveitadas ainda, mas não foram descartadas sua utilização.

Um problema é que temos poucos voluntários para fazer a manutenção, sendo que, praticamente, ficou a meu encargo a inserção destas novas frases (tarefa que tenho realizado periodicamente; às vezes adianto o trabalho para dois ou três meses seguintes). Neste intervalo, sem manutenção, pode estar dando margens para interpretações como a sua. Mas as sugestões podem ainda ser aproveitadas em futuro próximo.

Uma visão geral das frases já implementadas podem ser visualizadas de duas formas:

Os critérios que permearam minhas escolhas até o momento não são rígidas, mas seguem as seguintes prioridades:¨

  • frase relacionada a uma data importante;
  • frase de uma pessoa nascida no dia;
  • qualquer frase, se não conseguir nenhuma cadastrada, que atendam aos dois primeiros critérios. Geralmente, aqui, entram a maioria das sugestões dos outros voluntários.

Uma última observação é que em algumas outras versões da wikiquote há uma renovação de "frases do dia" anualmente, mas o código implementado nesta versão portuguesa não implementou este parâmetro ainda. Mas se implementado deve contar com voluntários suficientes.

Esta questão de voluntários, inclusive, é uma coisa muito delicada. Aqui no wikiquote temos poucos voluntários ativos. Alguns contribuem por alguns dias, e passam semanas ou meses sem retornar. O Usuário:Sturm, por exemplo, deu sugestão de implementar um "tema da semana", mas desde o início do ano (há dois meses) não é atualizado.

Assim sendo, peço-lhe compreensão se as coisas não fluem tão rápido quanto gostaria; mas dentro do possível, as sugestões estarão sendo aproveitadas.

Um abraço.

--Chico 17:30, 7 Março 2006 (UTC)

Boas-vindas[editar]

Prezada Bemel, a propósito daquela sintaxe de boas-vindas, que traduzem informações importantes para os novatos:

  • em vez de incluir a sintaxe na "página do usuário", como fez em Usuário:Newcar, por exemplo;
  • introduza a sintaxe na "página de discussão do usuário" iniciante (um pouco mais à direita), pois assim, quando ele se identificar novamente no sistema, receberá o aviso da mensagem.

Fraternalmente,

--Chico 16:11, 8 Março 2006 (UTC)


Inicialmente, meus cumprimentos pelas suas relevantes colaborações ao projeto.
Esclarecendo a respeito dos novos usuários:
Quando selecionamos a opção "mudanças recentes" aparece uma tela semelhante a esta:
Por exemplo, neste dia 8 de março tem três novos usuários "Rafamssa", "Priscila Borges" e "Kalipio";
Observe que ao lado direito do nome-do-usuário aparece a expressão " (discussão) " em cor vermelha.
É nessa página-de-discussão é que deve ser feito as boas-vindas, com a anotação daquela sintaxe {{bem-vindo}}.
Abraços.
--Chico 17:15, 9 Março 2006 (UTC)

Interwikis[editar]

Prezada Bemel,

Tenho observado que você tem inserido na wikiquote todos os interwikis presentes na wikipédia.

Acontece que nem todos os interwikis da wikipédia são aplicáveis na wikiquote, pois pode haver um artigo naquele idioma para na wikipédia, mas ainda não ter sido criado o artigo correspondente na wikiquote.

Interwikis são geralmente localizados no final do artigo, sendo que, por exemplo, indico os relacionados no artigo hipocrisia:

[[de:Heuchelei]] [[en:Hypocrisy]] [[pl:Hipokryzja]]

Destes relacionados, três interwikis não funcionam ainda:

[[es:Hipocresía]] [[hu:Álszenteskedés]] [[ja:偽善]]

Por outro lado, existe um outro interwiki que poderia ser inserido:

[[el:Υποκρισία]]

Fraternalmente, --Chico 16:48, 15 Março 2006 (UTC)

Uma palavrinha a mais[editar]

Só uma palavrinha a mais, a respeito dos interwikis:
Os interwikis podem ser inseridos através de uma pesquisa minuciosa em todo o projeto; tem uns programinhas que fazem isto; geralmente os usuários que usam deste recurso são denominados "bots" ou "robots"; por exemplo, temos o LeonardoRob0t, entre outros;
Se forem inseridos aleatoriamente, a partir da transcrição dos interwikis da wikipédia, então, depois de implementados, na versão final da página aparece na coluna à esquerda o campo "outras línguas"; é só você testar os links, para saber se funcionam, e pronto!
--Chico 16:21, 16 Março 2006 (UTC)
Não se trata de incômodo. Ninguém nasce sabendo. E até porque, o trabalho aqui é colaborativo...
Abraços.
--Chico 18:27, 16 Março 2006 (UTC)

Aviso[editar]

Bemel, por favor, não retire os comentários que contextualizam a citação, a menos que algum deles faça objetivamente algum juízo de valor. Grato Sturm 02:42, 21 Abril 2006 (UTC)

Com excessão do caso da Danusa Leão, todos os outros contextualizavam a citação além de indicar que é/o que faz o autor da frase. Fora que isso pode ajudar no processo de wikificação. Por favor, não remova os comentários, a menos que sejam do tipo: "Fulnao de tal, que é um idiota, como sempre disse asneiras...". Abraços Sturm 02:51, 21 Abril 2006 (UTC)
Eu sei disso, Bemel, mas isso ajuda na hora de wikificar. Falta wikificar os artigos, nem mesmo o da Cláudia Raia está completamente wikificado... Sturm 02:53, 21 Abril 2006 (UTC)
Veja no caso da Paula Lavigne, você retirou ingformação (ainda que fora de estilo) e não a reinseriu dentro do livro de estilo. Nesses casos, deixe como está, facilita a wikificação...
Calma, Bemel, você não está pegando o espírito da coisa. O IP, no caso, era eu mesmo, e eu só estava inserindo criando artigos com um conteúdo mínimo, que posteriormente seriam wikificados, muito provavelmente pelo Chico. Errado é apagar informação válida do artigo, ainda que fora do estilo. Você mesma está não está wikificando dentro do livro de estilo. Vá com calma e NÃO apague informação. As informações que constam embaixo das frases servem para ajudar no processo de wikificação, desambiguar etc. etc. Não as remova, por favor. Sturm 03:01, 21 Abril 2006 (UTC)
Para que remover um citação completa e citada e trocá-la por uma pela metade e não citada, tal como vc fez em Kadu Moliterno???
Seu trabalho é louvável e sua ajuda é muito bem-vinda, estou apenas pedindo para não remover os comentários, a menos que você os reinsira no processo de wikificação. E cuidado para não remover comentários sobre a citação específica, na dúvida não mexa, por favor.... Sturm 03:05, 21 Abril 2006 (UTC)
A questão no caso do Kadu é a pessoa poder comprovar. Como comprovar a indicação: Depoismento oficial 15 dias após o ocorrido??? Fora que a citação está pela metade...
Bemel:
  1. Você até agora não criou um único artigo dentro do livro de estilo. Isso não é algo mal, sua contribuições são boas, mas você ainda não segue as regras do livro de estilo em suas edições...
  2. Nem eu, nem o Pinheiro e às vezes nem o Chico iniciamos os artigos totalmente dentro do livro d estilo. Eu criei todos esses artigos na categoria pessoas, e posteriormente seriam inseridas as demais categorias. O Pinheiro criou muitos artigos sem categoria alguma, e isso nao faz dele um mal editor necessariamente...
  3. O Wikiquote precisa de credibilidade, assim um fonte com data de edição e publicação tem prioridade do que uma fonte no vácuo, do tipo: Depoimento ofial...

Bem, eu não estou a fim de me indispor com vc, muito pelo contrário, lamento esse "bate-boca"... nós dois só estamos tentando contribuir com o projeto e isso deveria nos unir, e não nos fazer discutir. Peço: não remova os comentários, ok? Abraços Sturm 03:18, 21 Abril 2006 (UTC)

Eu reverti pois vc não estava wikificando e estava apagando os comentários, legítimos, bem como as indicações de quem eram as pessoas, que ainda que não estavam no local correto, são de grande valia na hora da wikificação...
Bemel... eu lhe disse, eu sei que isso não se usa, isso fica lá apenas para ajudar no momento da wikificação, e o que você estava fazendo era remover sem wikificar, por isso as reversões...
Aeeeeeeeeeeeee, sua edição em Tony Ramos foi show!
Bemel, ou eu não estou conseguindo me expressar, ou vc não está querendo me entender. Mas enfim, siga editando TAL QUAL vc fez em Tony Ramos que eu juro não reverter mais nenhuma de suas edições! ;))) Sturm 03:31, 21 Abril 2006 (UTC)
Holy shit, mas eu NÃO reverti suas edições de Claudia Raia nem da Eliana, eu reverti as outras que tinham problemas!
Tem Orkut???? :)))))
Tal como eu disse Bemel, sua ajuda é muito bem-vinda! Sturm 03:36, 21 Abril 2006 (UTC)
O Chico é certamente o maior contribuidor do Wikiquote, mas o projeto deve ficar como TODOS NÓS (ele e nós também) queremos, não como ELE (SOZINHO) quer. Felizmente nós concordamos na maior parte das vezes, e isso tem sido algo muito bom para o projeto. Mas veja, espere ele ler nossas páginas de discussão e dizer o que ele pensa. Ele certamente concordará que você cometeu alguns deslizes em 'algumas' de suas edições, que eu reverti e que agora serão devidamente wikificadas. Só isso!
Veja Natalie Portman, a primaiera citação foi wikificada pelo próprio Chico, que não retirou as indicações de que ela era atriz etc. Assim como em tantos outros casos. Se vc não concorda comigo, que concorde então com o Chico! ;)))) Sturm 03:47, 21 Abril 2006 (UTC)

Ânimos exaltados[editar]

Prezada Bemel, li com calma as falas de ambas as partes, a sua, e as de Sturm.

Percebi certa dificuldade de entrosamento entre os dois, na noite de sexta para sábado.

Espero que os ânimos já tenham sido acalmados. Para demonstrar esta confiança, desprotegi o artigo do Kadu Moliterno. A propósito, considero que a versão do Sturm está mais completa, mas nem por isso, a mais perfeita.

Explico: entre o texto que estava sendo disputado, entre você e o Sturm, o do Sturm ficou mais claro, demonstrando mais aspectos sobre o fato. Mas ainda assim está faltando algo... Só lendo as citações expostas, não ficou claro para mim se o casal está se separando, ou se é referência a uma briguinha do casal.

Da controvérsia percebi que houve exageros dos dois lados. Sugiro que, em outras situações semelhantes, se use a página de discussão do artigo, para avaliar melhor as posições e/ou opiniões a respeito de uma posição que deva prevalecer, evitando-se múltiplas reversões, que trazem desgastes entre os membros da comunidade.

Gostaria aqui de ponderar um dos exageros, solto no ápice do desentendimento: o de que você não teria inciado nenhum artigo dentro do livro de estilos.

Entre os exemplos que tenho é o de Moacyr Scliar, que ainda não mereceu retoques.

Isto é para demonstrar que confio em seu trabalho; muito inteligente, esforçada, e com disposição para colaborar.

Mas ressalto que nem tudo é perfeito, nem eu, nem você, nem o Sturm, nem o projeto, nem niguém. Todos estamos sujeitos a erros e a exageros.

Mas na abertura ao diálogo estaremos nos aperfeiçoando, e ajudando no aperfeiçoamento do projeto.

Acredito que o incidente possa ter sido um motivo para aperfeiçoar os laços entre os membros da própria comunidade.

Um abração! Beijos! --Chico 17:48, 24 Abril 2006 (UTC)

Tema da Semana[editar]

Quero saber se você pode ajudar a redigir o Tema da Semana.

O tema da semana, que aparece na página principal fica é editado em: Predefinição:Destaque.

Temas anteriores podem ser consultados em Wikiquote:Tema em destaque.

Os temas são livres; mas pode-se dar prioridade para destacar algum tema relacionado à semana corrente; fato relevante na semana etc.

--Chico 23:03, 1 Maio 2006 (UTC)

Board of Trustees[editar]

Não se esqueça de votar para o Board of Trustees da Wikimedia! -- Slade «» 16:10, 1 Setembro 2006 (UTC)