Tormenta

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Tormenta é um adjetivo que qualifica uma situação de aflição ou atribulação.


- Avaliação publicada no Le National, de Paris; Fonte: 22º Volume dos CDs da Coleção FOLHA de Música Clássica
  • "E se eu tivesse perguntado? E se ele tivesse me dito? Se eu tivesse merecido saber? Isso me atormentou por longo tempo. Eu me sentia muito culpada. Hoje, acredito que não saber é o que torna a vida possível".
- Lya Luft, em "O Silêncio dos Amantes".
  • "A raiva atormentava a minha mente quando regressava à aldeia. Era exportada manteiga em plena fome! Em Londres, Berlim, Paris, pude ver...pessoas a comer manteiga com o rótulo comercial soviético. Viajando pelos campos, não ouvia as belas canções ucranianas tão caras ao meu coração. Estas pessoas tinham desaprendido de cantar. Só se ouviam os gemidos dos moribundos e os estalidos da mastigação de estrangeiros obesos deleitando-se com a nossa manteiga...".
- Victor Kravchenko (antigo agente comercial soviético e desertor), I Chose Freedom.
  • "... o incômodo que me causa sua presença ultrapassa em muito o prazer que eu possa sentir em atormentá-la."
- Morro dos ventos uivantes, pág. 135 - Heathcliff
  • "Em desterro, dá a pobreza mais tormento."
- Provérbios em Português
  • "Quanto maior é a nau, maior é a tormenta."
- Provérbios em Português
  • "Os bons vi sempre passar/ No mundo graves tormentos;/ E para mais me espantar/ Os maus vi sempre nadar/ Em mar de contentamentos."
- Luís Vaz de Camões; poesia "Esparsa ao desconcerto do mundo"
  • "Sou uma mulher triste e solitária. E, ao longo dos anos, fui tanto aquela que fez mal como aquela a quem fizeram mal. Dominei e fui subjulgada. Já vivi o máximo da felicidade e experimentei os tormentos do inferno. Já fui muito feliz e muito infeliz."
- Madonna; citado em Revista Paris Match (1992).
  • "Numa nuvem tormentosa sibilando; na asa de Zéfiro, / O coro do espírito canta os hinos sacros do mundo, alegremente / Escuta! Ouve suas vozes: "Pelas portas da morte nós passamos, / a Morte não existe; alegrai-vos a vida continua eternamente".
- Max Heindel; Somos Eternos (1911)
  • "Em outras palavras, sou condenado a habitar a noite eterna e procuro sangue num tormento interminável. Isso não faz com que eu pareça irresistível?"
- Lestat de Lioncourt; Cântico de Sangue, Anne Rice, cap. 1, pág. 5.
  • "Bernardim Ribeiro — no género pastoril — foi um tanto mais original em sua simplicidade; o que lhe falta de sublime... sobeja-lhe em brandura, e numa ingénua ternura que faz suspirar de saudade, daquela saudade, cujo poeta foi, cujos suaves tormentos tam logo padeceu, e tam bem pintou".
- Almeida Garret, Parnaso Lusitano. I, P. XII-XIII
  • "Com a força que sinto em mim, creio-me capaz de suportar todos os sofrimentos, contanto que me possa dizer a cada instante: "Eu existo". Entre tormentos, crispado pela tortura, mas existo! Exposto ao pelourinho, eu existo apesar de tudo, vejo o sol e, se não o vejo, sei que está lá. E saber isso já é toda a vida."
- Fiódor Dostoiévski; Os Irmãos Karamazóv

Veja também[editar]

Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: tormenta