Saúde

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

  • “O homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio”
  • O corpo é tão importante que o Senhor o chama de templo de Deus"
- Hipócrates, médico e filósofo grego, considerado o pai da medicina

Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, como também ausência de infecções ou enfermidades. 'Texto em itálico'----

"A saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo mediante políticas sociais e económicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação"

- Art. 196 da Constituição Federal do Brasil.
  • "O que pode ser acrescentado à felicidade do homem que goza de boa saúde, não tem dívidas e está com a consciência limpa?“
- "What can be added to the happiness of a man who is in health, who is out of debt, and has a clear conscience?"
- Adam Smith in: The theory of moral sentiments: To which is added a dissertation on the origin of languages - Página 62
  • equilíbrio”
  • “A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba.”
- João Guimarães Rosa, escritor, diplomata e médico brasileiro.
  • "Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.
-Health is a state of complete physical, mental and social well-being and not merely the absence of infirmity.

organização mundial da saúde, 1948.

  • "Amai, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido."

-Vinicius de Moraes -Seção de prosa do site oficial de Vinicius de Moraes. Nota: Por vezes a frase é atribuída, de forma errônea, a Tom Jobim.

- Money is the most important thing in the world. It represents health, strength, honor, generosity and beauty as conspicuously and undeniably as the want of it represents illness, weakness, disgrace, meanness and ugliness.
- John Bull's other island: and Major Barbara - página 171, Bernard Shaw - Brentano's, 1907 - 311 páginas
  • “O Estado preocupa-se com a saúde do indivíduo em função de sua utilização como instrumento de trabalho e não em função de suas esperanças, de seus anseios, de seus temores ou de seus sofrimentos.”
-Jayme Landmann, médico e professor brasileiro.
  • A saúde é um problema político, especialmente no que tange à medicina preventiva. As estruturas de saúde são reflexos da sociedade; assim, as estruturas políticas são os nossos melhores instrumentos para o desenvolvimento de um programa de atendimento médico.”
- Helder Martins, jornalista, ex-diplomata e ex-ministro da saúde brasileiro.
- architecture is the art which so disposes and adorns the edifices raised by man, for whatsoever uses, that the sight of them may contribute to his mental health, power, and pleasure
- The Seven Lamps of Architecture‎ - Página 7, de John Ruskin - Publicado por Wiley, 1865 - 186 páginas
  • "A melhor saúde é não sentirmos a nossa saúde."
- La meilleure santé, c'est de ne pas sentir sa santé.
- Journal‎ - Página 232, de Jules Renard - Gallimard, 1935, 45 ed. - 879 páginas
  • "Deus sussura a nós na saúde e prosperidade, mas, sendo maus ouvintes, deixamos de ouvir a voz de Deus. Então Ele gira o botão do amplificador por meio do sofrimento. Aí então ouvimos o ribombar de Sua voz."
- God whispers to us in health and in prosperity. Being hard of hearing, we fail to notice God´s voice in both. Whereupon god turns up the amplifier by means of suffering; then His voice booms through the living room.
- C. S. Lewis citado em "Adventures of a deserter" - página 21, Pocket books, Jacobus Overduin, W. B. Eerdmans Pub. Co., 1965, 153 páginas
  • "Se por 'liberal' significar alguém que olha adiante e não atrás, alguém que dá boas-vindas a idéias novas sem reações rígidas, alguém que se importa com o bem-estar dos povos (sua saúde, seu corpo, suas escolas, seus trabalhos, seus direitos civis, e suas liberdades civis), alguém que acredita que nós podemos superar as discordâncias e as suspeitas que nos prendem em nossas políticas no exterior, se isso for o que significa um "liberal," então eu sou orgulhoso dizer que eu sou um 'liberal'."
- If by a "Liberal" they mean someone who looks ahead and not behind, someone who welcomes new ideas without rigid reactions, someone who cares about the welfare of the people — their health, their housing, their schools, their jobs, their civil rights, and their civil liberties — someone who believes we can break through the stalemate and suspicions that grip us in our policies abroad, if that is what they mean by a "Liberal," then I'm proud to say I'm a "Liberal."
- John F. Kennedy aceitando nomeação pelo Partido Liberal de New York (14 de setembro de 1960); TurnLeft:What is a Liberal?
  • "Era televisão e futebol. Construíram estádios e essa rede impressionante de telecomunicações por todo o Brasil, e ao mesmo tempo uma degradação crescente em termos de educação e saúde. Tudo isso foi descuidado."
- Chico Buarque sobre o avanço da televisão na época da ditadura militar; citado em "Muito além do Cidadão Kane", Geraldo Anhaia Mello, Editora Scritta, 1994, ISBN 8585328797, 9788585328795, 76 páginas
  • "Nas horas de seu maior apogeu, a Europa parece ter se tornado vazia por dentro, paralisada por uma crise que ameaça sua saúde e a faz depender de transplantes".
- Papa Bento XVI no livro publicado "Valores em Tempos de Reviravolta"
  • "Se houve holocausto do povo judeu há apenas 60 anos, hoje trata-se de impedir o holocausto de dezenas de povos ameaçados de serem atacados e, inclusive, exterminados, já que, segundo se anuncia, todas as armas podem ser utilizadas para atacar, preventivamente e de surpresa, em qualquer obscuro rincão do planeta. O denominado mundo ocidental e cristão deveria tomar consciência dessa realidade, antes que seja demasiado tarde, como parece que está ocorrendo, diante do gigantesco holocausto provocado pela pobreza, pela fome, o subdesenvolvimento, a falta de educação e de saúde, a globalização neoliberal e a atual ordem econômica e social imposta à humanidade, que, a cada ano, matam a dezenas de milhões de pessoas, nos países do Terceiro Mundo".
- Fidel Castro; discurso em 25 de abril de 2003
  • "A cólera prejudica o repouso da vida e a saúde do corpo; ofusca o entendimento e cega a razão."
- Denis Diderot citado em "3001 pensamentos" - Página 65, CABADA, Gerardo, Edicoes Loyola, 2001, ISBN 8515023075, 9788515023073 - 288 páginas
  • "A única maneira de conservar a saúde é comer o que não se quer, beber o que não se gosta e fazer aquilo que se preferiria não fazer."
- The only way to keep your health is to eat what you don't want, drink what you don't like, and do what you'd druther not.
- citação de Mark Twain; "The Writings of Mark Twain: Following the equator; a journey around the world", Volume 6 de The Writings of Mark Twain, Mark Twain, página 151, introdução cap. XIII, Mark Twain, Harper and brothers, 1809
  • "Saúde mental ideal, como a liberdade, existe para uma pessoa apenas se ela existe para todas as pessoas."
- "Phyllis Chesler, psicoterapeuta, professora e escritora norte-americana - Women and Madness, 1972"
  • "Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença."
- "Lair Ribeiro, médico e escritor brasileiro"
  • "Amar, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido."
- Vinícius de Moraes citado em "Agora é que são elas" - página 16, Jayme Akstein, Editora Garamond,ISBN 8576170957, 9788576170952, 144 páginas
  • "O tênis não é a minha vida, mas a minha carreira. Há coisas muito mais importantes, como a família e a saúde. O tênis ocupa o fim dessa lista."
- Maria Sharapova, tenista russa campeã em Wimbledon - Revista Veja, 2 de julho de 2005
  • "Tenho quarenta e seis anos, moreno, cabelos pretos, com meia dúzia de fios brancos, um metro e 74 centímetros, casado, com três filhas e um genro, 86 quilos bem pesados, muita saúde e muito medo de morrer. Não gosto de trabalhar, não fumo, durmo com muitos sonhos, e já escrevi 11 romances. Se chove, tenho saudades do sol, se faz calor, tenho saudades da chuva. Vou ao futebol, e sofro como um pobre diabo. Jogo tênis, pessimamente, e daria tudo para ver meu clube campeão de tudo. Sou homem de paixões violentas. Temo os poderes de Deus, e fui devoto de Nossa Senhora da Conceição. Enfim, literato da cabeça aos pés, amigo de meus amigos e capaz de tudo se me pisarem nos calos. Perco então a cabeça e fico ridículo. Não sou mau pagador. Se tenho, pago, mas se não tenho, não pago, e não perco o sono por isso. Afinal de contas, sou um homem como os outros. E Deus queira que assim continue."
- José Lins do Rego falando de si mesmo, em dezembro de 1947
  • "O grande problema brasileiro é levantar o nível dessa massa da população, porque cultura é um fato coletivo, e não individual. É preciso usar o máximo dos recursos do país para dar saúde e educação para essa massa".
- Caio Prado Júnior; em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, em julho de 1978
  • "A vida não é estar vivo, mas gozar de saúde."
- Marcial; Epigramas. Livro 6, 70:15
  • "Como! Ele, casado! E pensar que eu o deixei em tão boa saúde!"
- Antífanes, citado em Dicionário de pensamentos: máximas, aforismos, paradoxos, provérbios, etc ...‎ - Página 123, de Folco Masucci - Publicado por Ed. Leia, 1968 - 685 páginas
  • "(...) estou convencido, como o meu amigo Süssekind, que o sport é o 'primado da ignorância e da imbecilidade'. E acrescento mais: da pretensão. É ler uma crônica esportiva para nos convencermos disso. Os seus autores falam do assunto como se tratassem de saúde pública ou de instrução. Esquecem totalmente da insignificância dele. Um dia destes o chefe de polícia proibiu um encontro de boxe; o cronista censurou asperamente essa autoridade que procedera tão sabiamente, apresentou como único argumento que, em todo o mundo, se permitia tão horripilante cousa. Ora, bolas! Certa vez, o governo não deu não sei que favor aos jogadores de football e um pequenote de um clube qualquer saiu-se de seus cuidados e veio pelos jornais dizer que o football tinha levado longe o nome do Brasil. Risum teneatis?... O meu caro doutor Süssekind pode ficar certo de que, se a minha liga morreu (a Liga Brasileira contra o Football), eu não morri ainda. Combaterei sempre o tal de football."
- Afonso Henriques de Lima Barreto; Careta, Rio, 8 de abril de 1922
  • "A felicidade é como a saúde: se não sentes a falta dela, significa que ela existe".
- Счастье - как здоровье: когда его не замечаешь, значит, оно есть.
- Turgenev i ego vremi︠a︡‎ - Página 132, de Ivan Sergeevich Turgenev, V. N. Gorbacheva, Moskovskiĭ gosudarstvennyĭ universitet im. M.V. Lomonosova - 1923
“Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente.”
- Jiddu Krishnamurti, filósofo, escritor, orador e educador indiano.
  • "Não é ter saúde que é bom; não a ter é que é ruim."
- Abgar Renault; Revista Caras, Edição de 21 de Setembro de 2006
  • "Qualquer amor é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura."
- João Guimarães Rosa in: Grande Sertão Veredas
  • "Autismo é uma desordem neuro-desenvolvente que afeta tantos ao redor do mundo. Autismo não é doença mental, estas crianças e adultos pensam diferentemente. Albert Einstein diz-se que era autista. Quantos na audiência sabem que há 38,000 pessoas autistas no Sri Lanka? Assim nós como artistas, incentivamos que 'fale para esses que não podem falar por si mesmos.' Deixa consciência de expansão de autismo, particularmente quando números de crianças autistas estão subindo e nós urgimos nosso governo que proveja também serviços públicos - que sabe que nós podemos produzir Albert Einstein até mesmo se nós provemos educação, saúde, ortofonia especialista para crianças autistas em nossa ilha adorável..."
- Autism is a neuro-developmental disorder affecting so many around the world. Autism is not mental illness, these children and adults think differently. Albert Einstein they say was autistic. How many in the audience know that there are 38,000 autistic people in Sri Lanka? So we as entertainers, urge you all to ‘speak up for those who cannot speak up for themselves.’ Lets spread awareness of autism, particularly when numbers of autistic children are rising and we urge our government to also provide public services – who knows we may even produce Albert Einsteins if we provide education, health, specialist speech therapy for autistic children in our lovely island
- Desmond de Silva citado em Autism Awareness Campaign welcomes Sri Lankan Education Ministry Initiative
  • "Ser estúpido, egoísta e ter boa saúde são três requisitos para a felicidade, mas se a estupidez faltar está tudo perdido."
- Être bête, égoïste, et avoir une bonne santé, voilà les trois conditions voulues pour être heureux; mais si la première nous manque, tout est perdu.
- La correspondance de Flaubert‎ - Página 799, Gustave Flaubert, Charles Carlut - Ohio State University Press, 1968 - 826 páginas
  • "Questão de mentalidade, de tradição imediatista do brasileiro. Há também a disfuncionalidade dos órgãos de Estado. Todas as políticas públicas de infra-estrutura, como energia, transporte e comunicações, e políticas sociais, como educação, saúde e segurança, estão concentradas no chefe do Poder Executivo. Ele tem um mandato de quatro anos e a segunda metade é sempre dedicada à eleição ou reeleição."
- Fábio Konder Comparato em entrevista ao O Estado de S.Paulo - 29.7.2007
  • "A droga tem de ser discutida de uma maneira mais ampla. Enquanto não se entender que boa parte da questão da droga tem a ver com a proibição, por exemplo, da maconha, e tem a ver com a falta de tratamento; enquanto não se induzirem as pessoas a entender que a droga é também uma questão de saúde, e não apenas de repressão; enquanto não se diminuir o consumo, você vai ter gente se arriscando e fazendo tráfico."
- Fernando Henrique Cardoso (ex-presidente do Brasil); Fonte: iG. Ações precisam ir além da repressão ao tráfico, diz FHC. 25 de novembro de 2010.
  • "A única maneira de conservar a saúde é comer o que não queremos, beber o que não nos agrada e fazer o que se preferia não fazer"
- Mark Twain como citado em: [wwwgentedeopiniao.com.br/colunista/viriato-moura/saude-citacoes-selecionadas gentedeopiniao], acesso em 29 de maio de 2022.
  • "A saúde é um grande tesouro. É o mais valioso bem que os mortais podem possuir. A riqueza, a honra ou o saber são comprados demasiado caro quando adquiridos com prejuízo do vigor da saúde. Nenhuma dessas realizações pode garantir a felicidade, caso falte a saúde.
- Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 285 e 286. 1903. Ellen G. White
  • "Não é ter saúde que é bom; não a ter que é ruim"
- Abgar Renaut, Revista Caras, edição de 21 de setembro de
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Saúde.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Saúde.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: saúde


"A única maneira de conservar a saúde é comer o que não se quer, beber o que não se gosta e fazer aquilo que se preferiria não fazer." “- The only way to keep your health is to eat what you don't want, drink what you don't like, and do what you'd druther not. - citação de Mark Twain; "The Writings of Mark Twain: Following the equator; a journey around the world", Volume 6 de The Writings of Mark Twain, Mark Twain, página 151L, introdução cap. XIII, Mark Twain, Harper and brothers, 1809”

"Saúde mental ideal, como a liberdade, existe para uma pessoa apenas se ela existe para todas as pessoas." - "Phyllis Chesler, psicoterapeuta, professora e escritora norte-americana - Women and Madness, 1972"


"O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem."

„Der größte Fehler, den ein Mann machen kann, ist, seine Gesundheit für einen anderen Vorteil zu opfern.“ (alemão) Arthur Schopenhauer Citado em Lifetime speaker's encyclopedia - Volume 1, Jacob Morton Braude, Prentice-Hall, 1962




"O estado da mente atua muito mais na saúde do que muitos julgam. Muitas das doenças sofridas pelos homens são resultado de depressão mental." "State of mind acts much more on health than many judge. Many of the illnesses suffered by men are the result of mental depression." Ellen G.White citado em A ciência do bom viver, pg 71, capítulo 18,1905.

• "Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês"Δεν ξέρετε ότι είστε ο ναός του Θεού και ότι το Πνεύμα του Θεού κατοικεί μέσα σας;" Paulo, citado em 1 Coríntios 3: 16 na versão NVI (nova versão internacional)

"O homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio" "Yofis ánthopos únai aftas pou échei psychicí ko somatikí katástasi se téleis isorropís." (Hipócrates 460 a.C.-377 a.C. ) (Grécia antiga data desconhecida)"O homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio" "Yofis ánthopos únai aftas pou échei psychicí ko somatikí katástasi se téleis isorropís." (Hipócrates 460 a.C.-377 a.C. ) (Grécia antiga data desconhecida)