Richard Dawkins

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Richard Dawkins
Richard Dawkins
Richard Dawkins em outros projetos:

Clinton Richard Dawkins (26 de março de 1941 - ) é um zoólogo britânico da Universidade de Oxford, famoso por seus livros científicos sobre a evolução das espécies, e suas opiniões a respeito das religiões, ateísmo e evolução cultural.

Confirmados[editar]

  • "O deus do Antigo Testamento é provavelmente o personagem mais desagradável de toda a ficção: ciumento e orgulhoso disso; um maníaco por controle, miserável e injusto; um abusador vingativo, eugenista sedento por sangue, misógino, homofóbico, racista, infanticida, genocida, filicida, pestilento, megalomaníaco, sadomasoquista e caprichosamente malévolo"
- The God of the Old Testament is arguably the most unpleasant character in all fiction: jealous and proud of it; a petty, unjust, unforgiving control-freak; a vindictive, bloodthirsty ethnic cleanser; a misogynistic, homophobic, racist, infanticidal, genocidal, filicidal, pestilential, megalomaniacal, sadomasochistic, capriciously malevolent bully.
- The God Delusion - Página 51, Richard Dawkins - Houghton Mifflin Harcourt, 2006, ISBN 0618680004, 9780618680009 - 406 páginas
  • "É absolutamente seguro dizer que, se você encontrar alguém que afirme não acreditar na evolução, esta pessoa é ignorante, imbecil ou insana (ou maligna, mas eu prefiro não considerá-la assim)."
- Richard Dawkins, o Rottweiler de Darwin, Jornal New York Times, seção 7, pagina 34, dia 09 de abril de 1989.
  • "Organismos vivos haviam existido sobre a Terra, sem nunca saberem porque, por mais de três bilhões de anos, antes que a verdade finalmente ocorresse a um deles. Seu nome era Charles Darwin."
- Living organisms had existed on earth without ever knowing whyfor 3,000 million years before the truth finally dawned on one ofthem. His name was Charles Darwin.
- "The Selfish Gene" [O Gene Egoísta][1]
  • "Tenhamos as cabeças abertas, mas não tão abertas ao ponto de nossos cérebros se desprenderem delas".
- Ciência, Desilusão e o Apetite pelo Mistério, BBC1 TV, 12 de novembro de 1996.
  • "Bush e Bin Laden estão, na verdade, do mesmo lado: o lado da fé e violência, em oposição ao lado da razão e discussão. Ambos têm uma fé implacável de que estão certos e de que o outro é maligno. Ambos acreditam que, quando morrerem, ascenderão aos céus. Cada um crê que, quando matar o outro, seu caminho ao paraíso no outro mundo será muito mais rápido. O ilusório 'outro mundo' será bem-vindo a ambos. Este mundo seria um lugar muito melhor sem nenhum dos dois".
- [2]
  • "A contracepção às vezes é atacada por ser ‘antinatural’. De fato ela o é, muito antinatural. Acontece que a previdência social também o é. Acredito que a maioria de nós acha a previdência social altamente desejável. Mas não se pode ter previdência social antinatural a menos que se tenha também controle de natalidade antinatural, caso contrário o resultado será uma miséria ainda maior do que aquela que existe na natureza. A previdência social é, talvez, o maior sistema altruístico que o reino animal jamais conheceu. Mas, todo sistema altruístico é instável por natureza, pois está a mercê do abuso de indivíduos egoístas, prontos a explorá-lo. Os seres humanos que tem mais filhos do que são capazes de sustentar, provavelmente são, na maioria dos casos, ignorantes demais para que sejam acusados de exploração mal-intencionada consciente. As instituições poderosas e os lideres que deliberadamente os encorajam a proceder assim parecem-me menos livres de suspeitas."
- Retirado do livro "O Gene Egoista"
  • "Se todas as conquistas da ciência fossem eliminadas amanhã, não haveria mais médicos, apenas curandeiros, nem transportes mais rápidos que os cavalos, nem computadores, livros impressos nem agricultura mais avançada que a de simples subsistência. Se todas as conquistas dos teólogos fossem eliminadas, alguém notaria a diferença? Até o lado mau da ciência, como as bombas e os barcos baleeiros guiados por sonar, funciona! A teologia não faz nada, não altera nada, não significa nada. O que nos faz pensar que a teologia serve para alguma coisa?"
  • "O potencial de consolo de uma crença não eleva seu valor de Verdade."
- Retirado do livro "Deus, um Delírio"
  • "O que realmente me preocupa, é que a deturpação da linguagem científica traz à tona sistemas de crença totalmente não científicos."
- Retirado de "Enemies Of Reason"
  • "Está chovendo DNA lá fora. Está chovendo instruções lá fora; está chovendo programas para a formação de nossa árvore"
- Retirado do livro "O Gene Egoísta"
  • "Depois que cumprimos nossa função, somos descartados. Mas os genes são para sempre."
- Retirado do livro "O Gene Egoísta"

Entrevista Sheena McDonald[editar]

  • "É uma visão muito útil dizer que somos veículos para nosso DNA. Somos hospedeiros de parasitas de DNA que são nossos genes. São idéias que ajudam a entender um aspecto da vida, mas é um apelo à emoção dizer que isso é tudo o que há e que, portanto, deveríamos desistir de assistir às peças de Shakespeare ou de ouvir música, já que essas atividades nada têm a ver com isso. Esse é um assunto totalmente diferente."

Atribuídas[editar]

  • "Pode ser que haja fadas no fundo do jardim. Não há evidências disso, mas você não pode provar que não existe fada alguma, então não devíamos ser agnósticos quanto às fadas?".
- There may be fairies at the bottom of the garden. There is no evidence for it, but you can't prove that there aren't any, so shouldn't we be agnostic with respect to fairies?
- Richard Dawkins citado em "Do Science and the Bible Conflict?" - Página 31, Judson Poling - Zondervan, 2003, ISBN 0310245079, 9780310245070 - 80 páginas
- Richard Dawkins, conforme relatado por Singh, Simon - Big Bang - Editora Record - Rio de Janeiro / São Paulo - 2006. ISBN: 85-01-07213-3 (pág. 459)

Sem fontes[editar]

Question book-3.svg Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes.
  • "A vida resulta da sobrevivência não-aleatória de replicadores aleatoriamente mutantes."
- ao explicar a evolução das espécies, em uma brincadeira. Uma vez, disse que o verdadeiro objetivo da física seria bolar uma equação que pudesse explicar o universo e ainda assim pequena o bastante para caber numa camiseta.
  • "O meme da fé cega assegura sua própria perpetuação pelo simples expediente inconsciente de desencorajar qualquer inquirição racional."
  • "...quando dois pontos de vista opostos são expressados com a mesma intensidade, a verdade não se encontra necessariamente entre as duas opiniões. É possível que uma delas esteja simplesmente errada."
  • "Com tantos bytes mentais para serem carregados, tantos códons mentais para serem replicados, não é de se espantar que os cérebros das crianças sejam ingênuos, vulneráveis à subversão, presas fáceis para os cientologistas, freiras e moonies."
- Moonies são os seguidores do padre coreano Moon.
  • "...é uma fato notável que, em todo o mundo, a vasta maioria das crianças seguem a religião de seus pais ao invés de qualquer outra religião disponível."

- Retirado do livro "Deus um delírio".

  • "Como vírus de computador, os vírus da mente bem-sucedidos tendem a ser difíceis de se detectar. Se você é a vítima de um deles, provavelmente nem sabe disso, e pode até mesmo negá-lo veementemente."
  • "O paciente geralmente se acha impelido por uma convicção interior de que algo é verdade, ou certo, ou virtuoso: uma convicção que aparentemente não se apoia em evidência ou razão, mas que, no entanto, parece ser totalmente persuasiva e convincente. Nós, doutores, nos referimos a tal convicção com o nome de fé."
  • "Sem dúvida que catedrais altivas, músicas envolventes, histórias comoventes e parábolas ajudam um pouco. Mas o fator mais importante na determinação de sua religião é, de longe, o nascimento."
  • "Talvez seja certo que o mecanismo de hardware do cérebro tenha co-evoluído com seu mundo virtual interno, que ele mesmo cria. Isto pode ser chamado de co-evolução hardware-software."
  • "É algo que acarreta uma fé passional por parte dos biólogos e antropólogos 'politicamente corretos' o fato de que o tamanho do cérebro não tem correlação alguma com a inteligência; que a inteligência não tem nada a ver com os genes; e que os genes são provavelmente só umas coisinhas fascistas."
  • "...A probabilidade é de que, em 100 mil anos, ou teremos nos rebaixado a um barbarismo selvagem, ou então a civilização terá se desenvolvido além do imaginável, em colônias através do espaço sideral."
  • "Admitimos que somos parecidos com os macacos, mas raramente percebemos que somos macacos."
  • "Pessoas religiosas se dividem em três grupos principais quando confrontados com a ciência. Eu lhes dou o nome de 'os sabe-tudo', 'os sabe-nada' e os 'não-vamos-competir."
  • "A maioria das pessoas, penso eu, acreditam que há a necessidade de um Deus para explicar a existência do mundo, e especialmente a existência de vida. Elas estão erradas, mas nosso sistema educacional é tal que muitas pessoas não sabem disso."
  • "Um universo com Deus seria bem diferente de outro sem. A física, a biologia de onde há um Deus está obrigada a ser diferente".
  • "A ciência nos ofereceu uma explicação de como a complexidade (o difícil) surgiu como resultado da simplicidade (o fácil).
  • "A verdade científica é demasiadamente bela para ser sacrificada por dinheiro ou entretenimento. Astrologia é um ultraje estético. Despreza a astronomia, como usar Beethoven para musiquinhas de televisão".
  • "Fenômenos paranormais têm o hábito de sumir sempre que testados sob condições rigorosas. É por isso que a recompensa de US$ 740 mil oferecida por James Randi para qualquer um que conseguir demonstrar algum efeito paranormal sob as devidas condições científicas está segura".
  • "Se você detém este segredo revolucionário da ciência, por que não prová-lo e ser aclamado como o novo Newton? Claro, nós temos a resposta. Você não pode fazê-lo. Você é um charlatão".
  • "Você poderia dar umas aulas particulares a Aristóteles. E poderia deixá-lo pasmado... Tal é o privilégio de ter nascido depois de Newton, Darwin, Einstein, Planck, Watson, Crick e seus colegas".
  • "Durante o primeiro tempo da era geológica nossos ancestrais foram bactérias. A maioria das criaturas continua a sê-lo, e cada uma das trilhões de células de nosso corpo é uma colônia de bactérias".
  • "Se você quer praticar o mal, a ciência pode lhe prover as mais poderosas armas; mas igualmente, se você deseja fazer o bem, a ciência também lhe põe nas mãos as mais poderosas ferramentas".
  • "O mundo e o universo são lugares extremamente belos, e quanto mais os compreendemos mais belos eles parecem".
  • "Eu sou contra a religião porque ela nos ensina a nos satisfazermos ao não entender o mundo".
  • "Somos todos ateus no que concerne à maioria dos deuses que a humanidade já acreditou. Alguns de nós só vão um deus além disso".