Propaganda

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a uma agenda. Mesmo que a mensagem traga informação verdadeira, é possível que esta seja partidária, não apresentando um quadro completo e balanceado do objeto em questão. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços patrocinados por governos e partidos políticos. Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida, a publicidade, mas normalmente não é chamada de propaganda, ao menos no sentido mencionado acima.



  • "As propagandas contêm as únicas verdades a serem confiadas em um jornal".
- Thomas Jefferson (1743-1826), carta de 1819
  • Você pode dizer os valores de uma nação por suas propagandas.
- Norman Douglas (1868-1952), South Wind [Vento Sul] (1917)
  • "Minha ideologia, como figura pública, que escreve uma coluna de opinião, está muito bem resolvida. Imprensa não é propaganda. Se um jornalista faz propaganda do governo, não tenho o menor pudor corporativo: debocho dele."
- Diogo Mainardi
  • "Não sou apenas o vencedor do marxismo, sou seu realizador. Aprendi muito com o marxismo e não pretendo escondê-lo. O que despertou interesse nos marxistas e me forneceu ensinamentos foram seus métodos. Eu, simplesmente, levei a sério o que essas mentes de pequenos comerciantes e secretárias haviam vislumbrado timidamente. Todo o nacional-socialismo lá está contido. Veja bem: os grêmios operários de ginástica, as células empreendedoras, os desfiles monumentais, os folhetos de propaganda redigidos em linguagem de fácil compreensão pelas massas. Esses novos métodos de luta política foram praticamente inventados pelos marxistas. Eu só precisei me apoderar deles e desenvolvê-los para conseguir assim os instrumentos de que necessitávamos."
- Fonte: "Hitler m'a dit" (1939)
  • "Este país não pode melhorar enquanto o governo gastar todo o seu dinheiro na propaganda da rosca e a oposição colocar todo seu esforço na condenação do furo."
- Millôr Fernandes; Revista Pif Paf (maio de 1964), citado na revista Nossa História número 29, p.88. Administradora e Editora Vera Cruz Ltda: São Paulo, 2006.
  • "A melhor propaganda anti-comunista é deixar um comunista falar."
- Paulo Francis
  • "Acho propaganda de cerveja com mulheres de biquíni muito machista. Por que não colocam homem de sunga?"
- Daniella Cicarelli em entrevista ao Jornal da Tarde, de São Paulo, apesar de já ter feito comerciais de cerveja vestindo pouco pano
  • “Você é sincero? você fala o que pensade verdade? Então vamos fazer um teste. Vou fazer seis perguntas e você vai me responder sinceramente a primeira coisa que lhe vier na cabeça.Vamos lá. Qual o partido que mais defende os pobres? Qual o partido que mais combate a corrupção? O que mais luta por empregos e melhores salários para o povo? Qual o partido que tem mais programas sociais? Qual o partido que mais cresce no Brasil e que já está merecendo uma chance, uma oportunidade sua, para mostrar o que pode fazer por este país? E a última, de quem você acha que é essa propaganda?”
- Giulia Gam em 2002, num video de campanha do candidato a presidência Luiz Inácio Lula da Silva veiculado antes das eleições.
  • "Isso não é livro, é propaganda eleitoral. Parece história do Barão de Münchausen".
- Gustavo Franco comparando o livro Brasil: primeiro tempo, de Aloizio Mercadante, às histórias do famoso personagem conhecido como o “barão das mentiras”
- Fonte: Revista ISTO É, Edição 1908
- Geddel Vieira Lima, deputado federal pelo PMDB-BA (julho de 2005)
- Fonte: Revista VEJA, Edição 1937 . 28 de dezembro de 2005.
  • "À luz desses fatos é óbvio quais deveriam ser os comportamentos políticos entre pessoas, entre classes, entre nações. Mas, ainda uma vez, o saber não basta. Saber, todos nós sabemos; onde quase todos nós fracassamos é em fazer. E a questão está, habitualmente, em achar os melhores métodos de dar cumprimento às intenções. Entre outras coisas, a propaganda da paz deve consistir numa série de instruções para a arte de modificar o caráter."
- Aldous Huxley, in: "Sem Olhos em Gaza", 1936
  • Orwell temeu um sistema que dissimulava a verdade debaixo de propagandas e mentiras do governo; Huxley temia um sistema onde as pessas deixassem de se preocupar com a verdade se importassem somente com o entretenimento.
- Charles Colson
  • "O casamento tem muito de um circo; não existe nele tudo quanto anunciado na propaganda".
- Marriage is a good deal like a circus: there is not as much in it as is represented in the advertising
- Edgar Watson Howe in: Country Town Sayings (1911) citado em "The international thesaurus of quotations‎" - Página 385, de Rhoda Thomas Tripp - publicado por Crowell, 1970 ISBN 0690445849, 9780690445848 - 1088 páginas
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Propaganda (comunicação).