Promessa

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
anel de compromisso

Promessa pode ser equiparada a um juramento, sendo um compromisso de fazer algo.



- Promise , large promise, is the soul of an advertisement.
- The idler - Página 225, Samuel Johnson - Printed for T. Davies, 1767
  • "As páginas farfalhavam cheias de promessas quando ela o abriu. Meggie achava que esses primeiros sussuros soavam de maneira diferente em cada livro, conforme ela soubesse ou não o que ele lhe contaria."
- Cornelia Funke in: Coração de tinta, Companhia das Letras, 2010. p. 11
  • "Uma promessa precipitada é difícil de manter."
- 子 曰 : 「 其 言 之 不 怍 , 則 為 之 也 難 ! 」
- Confúcio, Analectos, 14.20
  • "Aí está uma palavra que soa bem, cheia de promessas e certezas, dizes metamorfose e segues adiante, parece que não vês que as palavras são rótulos que se pegam às cousas, não são as cousas, nunca saberá como são as cousas, nem sequer que nomes são na realidade os seus, porque os nomes que lhes deste não são mais que isso, os nomes que lhes deste,"
- José Saramago in: As Intermitências da Morte
  • "O anarquismo é a única filosofia que traz ao homem a consciência de si mesmo; A qual sustenta que Deus, o Estado e a sociedade são inexistentes, que suas promessas são nulas e sem efeito, pois só podem ser cumpridas mediante a subordinação do homem."
- Anarchism is the only philosophy which brings to man the consciousness of himself; which maintains that God, the State, and society are non-existent, that their promises are null and void, since they can be fullfilled only through man's subordination.
- Emma Goldman in: Anarchism: What is Really Stands For (1910)
  • "Sem dúvida a promessa de maior liberdade tornou-se uma das armas mais eficazes da propaganda socialista, e por certo a convicção de que o socialismo traria a liberdade é autentica e sincera. Mas essa convicção apenas intensificaria a tragédia se ficasse demonstrado que aquilo nos comprometeria como o Caminho da Liberdade era na realidade o Caminho da Servidão."
- Friedrich Hayek in: O Caminho da Servidão
  • Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões,/não falaria em Deus nem no Pecado/- muito menos no Anjo Rebelado/e os encantos das suas seduções,/não citaria santos e profetas:/nada das suas celestiais promessas/ou das suas terríveis maldições.../Se eu fosse um padre eu citaria os poetas,/Rezaria seus versos, os mais belos,/desses que desde a infância me embalaram/ e quem me dera que alguns fossem meus!/Porque a poesia purifica a alma/... a um belo poema - ainda que de Deus se aparte -/ um belo poema sempre leva a Deus!
- Mário Quintana in: Nova Antologia Poética - p.105, 2a. ed, Rio de Janeiro, Editora Codecri, 1981
  • O casamento é um momento de consagração de duas pessoas, de promessas que deverão ser lembradas e guardadas todo dia e para sempre, não arquivadas numa fita magnética na última gaveta do armário menos acessível.
- Stephen Kanitz no artigo "A beleza dos casamentos"; Revista Veja, Edição 1 699 - 9 de maio de 2001
  • "Nossas leis, assim como a Constituição de 1988, são abundantes em garantias. O problema é que o irrealismo das promessas e reivindicações resulta no crescimento do mercado informal, à margem das leis. Isso enseja a formulação de uma nova lei sociológica: 'a redução do número de garantidos é diretamente proporcional à ampliação das garantias'."
- "Na virada do milênio", ‎Página 190, de Roberto de Oliveira Campos - Publicado por Topbooks, 1999 - 486 páginas
  • "Devemos considerar a vida como uma mentira contínua, tanto nas coisas pequenas como nas grandes. Prometeu? Não cumpre a promessa, a não ser para mostrar quanto o desejo era pouco desejável: tão depressa é a esperança que nos ilude, como a coisa com que contávamos. — Se nos deu, foi só para nos tornar a tirar. A magia da distância apresenta-nos paraísos que desaparecem como visões logo que nos deixamos seduzir."
- Dores do Mundo - p. 11, Arthur Schopenhauer; Tradução de José Souza de Oliveira - São Paulo: Edigraf, 1960.
  • "Não receies que o destino te contradiga; o destino jamais contradiz os homens que nele esperam, e sempre cumpre as promessas que, em seu nome, fazem os fortes."
- No receles que el destino te contradiga; el destino jamás contradice a los hombres que esperan en el, y siempre cumple las promesas que en su nombre hacen los fuertes.
- Obras completas de Amado Nervo‎ - Página 49, de Amado Nervo, Alfonso Reyes - Publicado por Biblioteca nueva, 1920
  • "Lamento aqueles que têm um ar de inteligentes: é uma promessa que se não pode cumprir."
- Je plains ceux qui ont l'air intelligent ; c'est une promesse qu'on ne peut tenir.
- Propos sur l'esthetique - página 33, Alain - Presses Universitaires de France, 1949 - 118 páginas
- Promise , large promise, is the soul of an advertisement.
- The idler - Página 225, Samuel Johnson - Printed for T. Davies, 1767


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Promessa.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: promessa