Pintura

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.



  • "O pintor precisa de quatro coisas: coração terno, olhos agudos, mão fácil e pincéis sempre bem lavados."
- Um ein guter Maler zu sein, braucht es vier Dinge : Ein weiches Herz, ein feines Auge, eine leichte Hand und immer frisch gewaschene Pinsel.
- Ein Vermächtniss‎ - Página 156, de Anselm Friedrich Feuerbach - publicado por Gerold&s Sohn, 1902 - 218 páginas
  • "A pintura não foi feita para enfeitar paredes. A pintura é uma arma, é a defesa contra o inimigo."
- Pablo Picasso
- La poesía es pintura de los oídos, como la pintura poesía de los ojos
- Coleccion de la obras sueltas, assi en prosa, como en verso, Volume 16‎ - Página 428, Lope de Vega - Impr. de A. de Sancha, 1778
  • "Aqueles que se enamoram somente da prática, sem cuidar da teoria, ou melhor, dizendo, da ciência, são como o piloto que embarca sem timão nem bússola. A prática deve alicerçar-se sobre uma boa teoria, à qual serve de guia a perspectiva; e em não entrando por esta porta, nunca se poderá fazer coisa perfeita nem na pintura, nem em nenhuma outra profissão".
- Leonardo da Vinci
  • "A poesia é como a pintura."
- Horácio
  • "Como qualquer arte, a pintura na minha vida é algo inato. Sempre gostei muito de desenhar e de fotografias também"
- Carlos Alberto Parreira; fonte: Yahoo Esportes
  • "Eu invento tudo na minha pintura. E o que eu vi ou senti, eu estilizo".
- Tarsila do Amaral; Revista Veja, fevereiro de 1972.
  • "Pintar completou minha vida. Perdi três filhos e uma série de outras coisas, que teriam preenchido minha vida pavorosa. Minha pintura tomou o lugar de tudo isso. Creio que trabalhar é o melhor."
- Frida Kahlo
  • "Ver é em si um movimento. A visão é o verdadeiro ritmo criativo. Dicernir a qualidade de ritmos é um movimento, e a qualidade essencial da pintura é representação do movimento da visão que opera em objetivar a si mesma rumo a realidade. Isto é o essencial da arte, e sua maior intensidade."
- Robert Delaunay; Fonte: fragmento da carta escrita pelo autor à August Macke, pintor do período do Expressionismo, 1912.
  • A arte autodestrutiva é essencialmente uma forma de arte pública para sociedades industriais. (...) A pintura, a escultura e a construção autodestrutiva são a união total da idéia, lugar, forma, cor, método e tempo de processo de desintegração.
- Gustav Metzger
  • "(...) Nos brancos e cinzas de Fang, há uma riqueza inesgotável de sutilezas tonais (...). Fang trouxe para a arte brasileira e de todo o mundo, no mais alto nível estético da pintura moderna, a espiritualidade desta cultura antiquíssima deste país vasto e remoto que é a China milenar, uma bela e valiosa contribuição para a cultura global do futuro."
- Theon Spanudis, extraído do livro Fang, 1984
  • "Os livros são o material menos importante da escola. Tudo que a criança precisa aprender é ler, escrever e contar. O resto deveria compor-se de ferramentas, argila, esporte, teatro, pintura e liberdade"
- Alexander Sutherland Neill; Fonte: Nova Escola
  • "Sou tipo pintura moderna, são poucos que me entendem"
- Mano Lima
  • "A revolução não é o convite um convite para um jantar, a composição de uma obra literária, a pintura de um quadro ou a confecção de um bordado, ela não pode ser assim tão refinada, calma e delicada, tão branda, tão afável e cortês, comedida e generosa. A revolução é um insurreição, é um ato de violência pelo qual uma classe derruba a outra."
- Mao Tsé-Tung
  • "Devemos ouvir pelo menos uma pequena canção todos os dias, ler um bom poema, ver uma pintura de qualidade e, se possível, dizer algumas palavras sensatas."
- Goethe
  • "Quando mocinhas, elas podiam escrever seus pensamento e estados d´alma (em prosa e em verso) nos diários de capa acetinada com vagas pinturas representando flores ou pombinhos brancos levando um coração no bico. Nos diários mais simples, cromos coloridos de cestinhos floridos ou crianças abraçadas a um cachorro. Depois de casadas, não tinha mais sentido pensar sequer em guardar segredos, que segredo de uma mulher casada só podia ser bandalheira. Restava o recurso do cadernão do dia-a-dia, onde, de mistura com os gastos da casa cuidadosamente anotados e somados no fim do mês, elas ousavam escrever alguma lembrança ou confissão que se juntava na linha adiante com o preço do pó de café e da cebola.”
- Lygia Fagundes Telles
  • “E esse tempo de que necessita um indivíduo – como me aconteceu a mim com essa Sonata – para penetrar uma obra um tanto profunda é como um resumo e símbolo dos anos e às vezes dos séculos que têm de transcorrer até que o público possa amar uma obra-prima verdadeiramente nova. Talvez por isso considere o homem de gênio, para se poupar às incompreensões da multidão, que, visto faltar aos contemporâneos a necessária distância, as obras escritas para a posteridade só a posteridade as deveria ler, tal como sucede com certas pinturas, mal apreciadas quando vistas de muito perto.”
- Marcel Proust
  • "Revolução em Pintura é pintar um novo jarro de flor."
- Oscar Araripe
  • "A Pintura é uma arte extremamente difícil que deve ser feita com muita facilidade."
- Oscar Araripe
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Pintura.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Pintura.