Omar Khayyām

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redireccionado de Omar Khayyam)
Ir para: navegação, pesquisa
Omar Khayyam
Omar Khayyam
Omar Khayyām em outros projetos:

Ghiyath Al Din Abul Fateh Omar Ibn Ibrahim Al Khayyam (18 de maio de 1048 - 4 de dezembro de 1123), poeta, matemático e astrônomo persa nascido em Nishapur.



  • Pela ajuda de Deus e com a ajuda preciosa dele, digo eu que a Álgebra é uma arte científica. Os objetos com que ela transaciona são números absolutos e quantidades mensuráveis que, entretanto eles sendo desconhecidos, são relacionados a "coisas" que são conhecidas, sendo que a determinação das quantidades desconhecidas é possível. Tal coisa ou é uma quantidade ou uma relação sem igual que só é determinada através de exame cuidadoso. Nas procuras da arte algébrica estão as relações das quais conduzem o conhecido ao desconhecido, descobrir que é o objeto de Álgebra como declarado acima. A perfeição desta arte consiste em conhecimento do método científico por qual determina os desconhecidos numéricos e geométricos.
- Tratado de Demonstração de Problemas de Álgebra" (1070)
  • "Eu minha alma enviei para o espaço sem fim para um traço aprender nos destinos do além, minha alma devagar foi retornando a mim e me disse: eu sou o céu e o inferno também".
- Rubaiyat
  • "Beba vinho, é tudo o que a juventude lhe proporcionará. É tempo de vinho, flores e amigos bêbados. Seja feliz nesse momento. Este momento é a sua vida."
- Drink wine, this is life eternal, This, all that youth will give you: It is the season for wine, roses and friends drinking together, Be happy for this moment - it is all life is.
- The Ruba'iyat of Omar Khayyam - página 133, Omar Khayyam, Peter Avery, John Heath-Stubbs - A. Lane, 1979, ISBN 0713911344, 9780713911343 - 128 páginas

Atribuídas[editar]

  • "Ouço dizer que os amantes do vinho serão danados no inferno. Não é verdade, mas há mentiras evidentes. Se os que amam o vinho e o amor vão para o inferno, o paraíso deve estar vazio."
- citado em Anais da Câmara dos Deputados - página 369, Brazil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados, Brazil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Diretoria de Documentação e Publicidade, Brazil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Centro de Documentação e Informação - 1971
  • "A eternidade só o vinho pode oferecer, jovem agora nunca mais voltarás a ser. Procura vinho e amigos ébrios na estação das rosas. Goza-o como se fosse o último esse momento de prazer".
- Omar Khayam citado em Revista Adega, Ed.78 (4/2012)