Nitiren Daishonin

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nitiren Daishonin
Nitiren Daishonin
Nitiren Daishonin em outros projetos:

Nitiren Daishonin (16 de fevereiro de 1222 - 13 de outubro de 1282), "nascido Zennichimaro, mais tarde Zeshō-bō Renchō (是生房蓮長) e algumas vezes chamado de Nichiren Shōnin (日蓮聖人) ou Nichiren Daishōnin (日蓮大聖人), era um monge budista do Japão do século 13. Fundou o Budismo de Nitiren, um importante segmento do Budismo japonês que engloba dúzias de escolas de diversas interpretações doutrinárias.


  • "Eu e meus discípulos, mesmo que ocorram vários obstáculos, desde que não se crie dúvida no coração, atingiremos naturalmente o estado de Buda. Não duvidem dos benefícios do Sutra de Lótus, mesmo que não haja a proteção dos céus. Não lamentem a ausência de segurança e tranquilidade na vida presente. Embora tenha ensinado dia e noite a meus discípulos, todos, criando a dúvida, abandonaram a fé. O que é costumeiro no tolo é esquecer nas horas cruciais o que prometera nas horas normais.".
Monica Gerardi, Transforme Sua Vida com Budismo. Universo dos Livros Editora; ISBN 978-85-99187-05-0. p. 76


  • "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformas numa árvore, nós precisamo experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta."
Monica Gerardi, Transforme Sua Vida com Budismo. Universo dos Livros Editora; ISBN 978-85-99187-05-0. p. 76


  • "Diante da honestidade dos companheiros, não há outra forma senão responder com nossa honestidade."
Monica Gerardi, Transforme Sua Vida com Budismo. Universo dos Livros Editora; ISBN 978-85-99187-05-0. p. 76


  • "Se um mestre sustenta um mau discípulo, ambos cairão no inferno."
Monica Gerardi, Transforme Sua Vida com Budismo. Universo dos Livros Editora; ISBN 978-85-99187-05-0. p. 76


  • "O Budismo é como o corpo e a sociedade a sombra. Quando o corpo se curva, assim o faz a sua sombra."
Monica Gerardi, Transforme Sua Vida com Budismo. Universo dos Livros Editora; ISBN 978-85-99187-05-0. p. 78


  • "Aqueles que crêem no Sutra de Lótus, são o como o inverno: o inverno nunca falha em se tornar primavera. Desde os antigos, nunca ouvi ou vi o inverno tornar-se outono. Nem tenho sequer ouvido de algum crente no Sutra de Lótus que se tornou um mortal comum. Uma passagem do Sutra diz: Se ouvirem desta Lei, não há ninguém que não o atinja o Estado de Buda."
Monica Gerardi, Transforme Sua Vida com Budismo. Universo dos Livros Editora; ISBN 978-85-99187-05-0. p. 78


  • "Sofra o que tiver que sofrer, desfrute o que existe para ser desfrutado, considere tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida e continue orando, não importando o que acontecer, e então experimentará a grande alegria da Lei."
Delta do Amazonas. Novos ventos soprando do rumo Norte. biblioteca24horas; ISBN 978-85-7893-373-9. p. 247.


  • "Fortaleça sua fé dia após dia, mês após mês. Se enfraquecer mesmo um pouco, os demônios aproveitar-se-ão."
Delta do Amazonas. Novos ventos soprando do rumo Norte. biblioteca24horas; ISBN 978-85-7893-373-9. p. 234.

Sem fontes[editar]

  • "“A velocidade da flecha é devida à força do arco; o fluxo de nuvens é devido ao poder do dragão; e o trabalho de um homem é devido à força de uma mulher.” ...“Quando existe a verdadeira amizade, dois espíritos compatíveis têm afeição recíproca. O marido que tem na esposa a melhor amiga é realmente afortunado. Ele adquiriu a melhor amizade para toda a eternidade!”"


  • "Mesmo que uma pessoa recorra a palavras ásperas, se tais palavras ajudarem a pessoa a quem forem dirigidas, são dignas de ser consideradas como palavras honestas e amáveis. Da mesma forma, mesmo que uma pessoa empregue palavras brandas, se elas prejudicarem a pessoa a quem forem dirigidas, serão na verdade palavras enganadoras e ásperas. As doutrinas budistas propagadas pelos eruditos de hoje e consideradas pela maioria das pessoas como palavras brandas e verdadeiras constituem na realidade palavras ásperas e enganadoras. Eu afirmo isso porque elas divergem do Sutra de Lótus que incorpora a real intenção do Buda." (M.W. vol.03 página 175)
  • "Cada um dos senhores deve reunir a coragem do leão e jamais sucumbir as ameaças de ninguém. O leão não teme nenhum outro animal, nem tampouco seus filhotes temem."


  • "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta."
  • "Um marido e sua esposa são tão íntimos como um corpo e sua sombra, as flores e seus frutos, ou as raízes e suas folhas em cada existência da vida. Os insetos comem as árvores em que vivem, e os peixes bebem da água em que nadam. Se a grama murcha, as orquídeas sofrem, e se os pinheiros prosperam, os carvalhos exultam. Mesmo as arvores e as gramas estão intimamente relacionadas."
  • "O tesouro do corpo é mais valioso do que aquele guardado no cofre, e o tesouro acumulado no coração é mais valioso do que o tesouro do corpo. Portanto, dedique-se em acumular o tesouro do coração."
  • "Ensinar as pessoas significa lubrificar as rodas para que as mesmas possam girar; ou fazer flutuar um navio para que o mesmo possa ser movimentado facilmente."
  • "Se você aponta o erro com ardente desejo de corrigí-lo, você estará agindo bem. Por outro lado, se agir comandado pelo senso de crítica e injúria, você estará cometendo um pecado, mesmo que seja verdade"
  • "De acordo com o Sutra, se a mente das pessoas é impura, sua terra também será impura. Pelo contrário, se suas mentes são puras, assim será sua terra. Em uma palavra não há duas terras pura e impura ao mesmo tempo. A diferença está na mente, boa ou má, das pessoas."
  • "A própria vida é o mais alto precioso de todos os tesouros do universo. Mesmo os tesouros do universo inteiro não podem igualar ao valor de uma única vida humana. A vida é como uma chama, e o alimento como o óleo que lhe permite queimar."
  • "Ninguém que se declara meu discípulo jamais deve tornar-se covarde. Um covarde não pode ter nenhuma de suas orações respondidas. Os discípulos de Nitiren não poderão realizar nada se forem covardes."
  • "Mesmo que fosse possível errar ao apontar a terra, que alguém fosse capaz de unir os céus, que a maré não tivesse fluxo e nem refluxo, que o sol se levantasse no oeste, jamais aconteceria das orações do Devoto do Sutra de Lótus ficarem sem ser concretizadas."
  • "Se acender uma lamparina para uma outra pessoa, iluminará também o seu próprio caminho."
  • "O Sutra de Lótus é o manto que o livrará da desgraça após esta vida. O Sutra de Lótus diz : "....o nu terá obtido o vestuário.Creia no Gohonzon de todo o coração, pois é o manto que o protegerá na vida seguinte. Nenhuma esposa deixaria o seu marido sem as vestes e nem os pais deixariam de sentir pena dos seus filhos tremendo de frio. O Buda Sakyamyni e o Sutra de Lótus são como a esposa e os pais de uma pessoa. O senhor auxiliou Nitiren e salvou o da desgraça neste mundo; em troca, ele protegerá da desgraça na próxima. A morte vinda a uma pessoa ontem pode vir a nós hoje. Flores se tornam frutos e noivas se tornam sogras. Recite o Nam-Myoho-Rengue-Kyo e aprofunde a fé." (Carta a Jakuniti-bo)


Veja também[editar]