Nirvana

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nirvana. No Budismo, Nirvana (do sânscrito -- ***pali: Nibbāna -- Chinês: Nie4 Pan2 (涅槃))é literalmente "extinção", é a culminar da busca budista pela libertação. O Hinduísmo também usa Nirvana como um sinônimo para suas idéias de moksha, e fala-se a respeito em vários textos hindus tântricos bem como na Bhagavad Gita.



  • "Sim, o Nirvana existe: está em conduzir teu rebanho a um verde pasto, e em pôr teu filhinho na cama, e em escrever a última linha de teu poema." [carece de fontes?]
- Khalil Gibran
  • "Dormir é a melhor coisa deste mundo. Nem leitura, nem diversão, nem uma boa mesa, nada se compara. Sexo então é fichinha perto. É um momento de magia quando você, só cansaço, cansaço da pesada, deita o seu corpo e a sua cabeça numa cama e num travesseiro. Ensaio, prosa, poesia, modernidade, tudo isso vai para o brejo quando você escorrega gostosamente da vigília para o sono. É o Nirvana!"
- Raduan Nassar; entrevista à Revista Veja, edição 30 de julho de 1997 - número 1506
  • "O Nirvana está em nós. O que mata é a culpa, a raiva, o maldito superego." [carece de fontes?]
- Léa Waider
  • "O meu nirvana

No alheamento da obscura forma humana, De que, pensando, me desencarcero, Foi que eu, num grito de emoção, sincero Encontrei, afinal, o meu Nirvana!

Nessa manumissão schopenhauereana, Onde a Vida do humano aspecto fero Se desarraiga, eu, feito força, impero Na imanência da Idéa Soberana!

Destruída a sensação que oriunda fora Do tacto — ínfima antena aferidora Destas tegumentárias mãos plebéas —

Gozo o prazer, que os anos não carcomem, De haver trocado a minha forma de homem Pela imortalidade das Idéas!"

- Augusto dos Anjos in: Eu e outras poesias. São Paulo: Martins Fontes, 1994. p. 134



Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Nirvana.