Nicolau Copérnico

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Nicolau Copérnico
Nicolau Copérnico
Nicolau Copérnico
Nicolau Copérnico em outros projetos:

Nicolau Copérnico, em polonês, Mikołaj Kopernik (nasceu em Torun, na Posnâmia, região polonesa as margens do Vístula, na fronteira com a Alemanha, em 19 de Fevereiro de 1473 - e faleceu em Frauenburgo a 24 de Maio de 1543), foi um astrónomo e matemático que desenvolveu a teoria heliocêntrica para o Sistema Solar.



  • "A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil."
- Nicolau Copérnico citado em "Humanidades: Edições 10-15" - página 33, Editora Universidade de Brasília, 1986
  • "Depois de longas investigações convenci-me, por fim, de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira profunda, das demonstrações que darei nestra obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (Sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos."
- De revolutionibus orbium caelestium.

Sobre[editar]

  • "Desde o tempo de Copérnico sabemos que a Terra rotaciona em torno de seu eixo e se move ao redor do sol. Mesmo essa simples ideia, tão clara para qualquer um, não deixou de ser tocada pelo avanço da ciência. Mas deixemos, por ora, essa questão de lado e aceitemos o ponto de vista de Copérnico".
- Since the time of Copernicus we have known that the Earth rotates on its axis and moves around the sun. Even this simple idea, so clear to everyone, was not left untouched by the advance of science. But let us leave this question for the time being and accept Copernicus’ point of view.
- Albert Einstein e Leopold Infeld, The Evolution of Physics, 1938, 1966, pp. 154-155.