Machismo

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Machismo.

Machismo é o conceito que baseia-se na supervalorização das características físicas e culturais associadas com o sexo masculino, em detrimento daquelas associadas ao sexo feminino, pela crença de que homens são superiores às mulheres.



  • “O machismo nada mais é do que ver a mulher como um objeto. Os homens se sentem à vontade para avançar sobre esses corpos sem autorização porque não é um sujeito, é um pedaço de carne”.
- Tainá Müller como citada in: Revista Trip - 30 de outubro de 2020

Livros sagrados[editar]

Alcorão[editar]

  • "Os homens são superiores às mulheres porque Alá outorgou-lhes a primazia sobre elas. Portanto, dai aos varões o dobro do que dai às mulheres. Os maridos que sofrerem desobediência de suas mulheres podem castigá-las; deixá-las sós em seus leitos, e até bater nelas. Não se legou ao homem maior calamidade que a mulher."
- Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, escrito por Maomé no século VI.[1]

Bíblia[editar]

  • "A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação."
- Timóteo (2:9-15).[2]
  • As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E se querem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos, porque é vergonhoso para uma mulher o falar na igreja
- 1 Coríntios 14:34-35.[3]
  • As mulheres sejam submissas a seus maridos como ao Senhor, porque o marido é cabeça da mulher como Cristo é cabeça da Igreja, seu corpo, do qual ele é o Salvador. Ora, assim como a Igreja está sujeita a Cristo, assim o estejam também as mulheres a seus maridos em tudo
- Efésios 5:22-24.[3]

Leis de Manu[editar]

  • Mesmo que a conduta do marido seja censurável, mesmo que este se dê a outros amores, a mulher virtuosa deve reverenciá-lo como a um deus. Durante a infância, uma mulher deve depender de seu pai, ao se casar de seu marido, se este morrer, de seus filhos e se não os tiver, de seu soberano. Uma mulher nunca deve governar a si própria
- Livro Sagrado da Índia.[1]

Santos[editar]

  • Ora, uma serva ou uma escrava nunca tem muitos senhores, mas um senhor tem muitas escravas. Assim, nunca ouvimos dizer que mulheres santas tivessem servido a vários maridos e sim que muitas serviram a um só marido ... Isso não é contraditório à natureza do casamento
- Santo Agostinho, De bono conjugali 17, 20.[3]
  • Mulheres não deveriam ser educadas ou ensinadas de nenhum modo. Deveriam, na verdade, ser segregadas já que são causa de horrendas e involuntárias ereções em santos homens
- Santo Agostinho.[3]
  • A exata consciência de sua própria natureza deve evocar sentimentos de vergonha
- Sobre as mulheres, São Clemente, Paedagogus II, 33, 2.[3]

Filósofos[editar]

  • "A mulher deve adorar o homem como a um deus. Toda manhã, por nove vezes consecutivas, deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados, perguntar-lhe: Senhor, que desejais que eu faça?"
- Zaratustra, filósofo persa, século VII a.C.[4][1]
  • "A mulher é o que há de mais corrupto e corruptível no mundo."[5]
- Confúcio, filósofo chinês, século V a.C.
  • "A natureza da mulher é inferior a do homem na sua capacidade para a virtude."
- Platão, filósofo grego, 428-347 a.C., As Leis[6]
  • "A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é, portanto, um homem inferior."
- Aristóteles, filósofo grego, 384-322 a.C.[7][1]
  • "No que respeita aos animais, o macho é por natureza superior e dominador e a fêmea inferior e dominada. E o mesmo deve necessariamente aplicar-se ao mundo humano."
- Aristóteles, filósofo grego, 384-322 a.C.[8]
  • "As qualidades que fazem apelo a uma mulher são os sinais de uma sexualidade desenvolvida; aquelas que lhe causam repulsa são as qualidades da mente superior. A mulher é essencialmente uma adoradora do falo."
- The qualities that appeal to a woman are the signs of developed sexuality; those that repel her are the qualities of the higher mind. Woman is essentially a phallus worshipper
- Otto Weininger em: Sex and Character, página 250, editora Рипол Классик, ISBN 5878548429, 9785878548427.
  • "Uma figura feminina absolutamente nua deixa uma impressão de algo deficiente, uma coisa incompleta que é incompatível com a beleza."
- an absolute nude female figure in the life leaves an impression of something wanting, an incompleteness, which is incompatible with beauty.
- Otto Weininger em: Sex and Character - página 241, editora Рипол Классик, ISBN 5878548429, 9785878548427.
  • "Nenhum homem que pense realmente de modo profundo sobre as mulheres tem uma elevada opinião sobre elas; os homens ou desprezam as mulheres ou nunca pensaram seriamente sobre elas."
- Otto Weininger em: Sex and Character (1903)[9]

Outras citações[editar]

  • "O homem, mas não a mulher, é feito à imagem de Deus. Daí resulta claramente que as mulheres devem estar submetidas a seus maridos e devem ser como escravas."
- Graciano, especialista em direito canônico, século XII.[10]
  • "Inimiga da paz, fonte de inquietação, causa de brigas que destroem toda a tranqüilidade, a mulher é o próprio diabo."
- Petrarca, poeta italiano do Renascimento, século XIV.[11]
  • "Quando um homem for repreendido em público por uma mulher, cabe-lhe o direito de derrubá-la com um soco, desferir-lhe um pontapé e quebrar-lhe o nariz para que assim, desfigurada, não se deixe ver, envergonhada de sua face. E é bem merecido, por dirigir-se ao homem com maldade de linguajar ousado."
- Le Ménagier de Paris, Tratado de conduta moral e costumes da França, século XIV.[11]
  • "A mulher é mais carnal que o homem; vemos isto por suas multiplas torpezas... Existe um defeito na formação da primeira mulher, pois ela foi feita de uma costela curva, torta, colocada em oposição ao homem. Ela é, assim, um ser vivo imperfeito, sempre enganador."
- Jacques Sprenger, inquisidor dominicano, século XV.
  • "Porque o que o homem tem externamente a mulher o tem internamente, tanto por sua natureza, quanto por sua imbecilidade, que não pode expelir e por para fora estas partes. Os orgãos sexuais femininos tornam as mulheres disformes e vergonhosas quando nuas."
- Ambroise Paré, médico e cientista, século XVI.
- Werke - Volume 8 - Página 225, Georg Wilhelm Friedrich Hegel - Duncker und Humblot, 1840.[11]
- Justino Martins citado em "Sem papas na língua: memórias‎" - Página 138, Beatriz Costa - Civilização Brasileira, 1974, 4a. ed. - 301 páginas.[12]
  • "Sei que às mulheres dói ouvir isto mas, quando se casam, estão a aceitar a liderança de um homem, seu marido. Cristo é a cabeça do lar e o homem é a cabeça da mulher. Isto é como define a Biblia."
- Pat Robertson, no programa televisivo "The 700 Club", em 08/01/1982, como citado em: Getting Better: Television & Moral Progress - página 270, Henry J. Perkinson, Transaction Publishers, 1991, ISBN 1412824575, 9781412824576, 326 páginas.[13]
  • Quero fazer uma propaganda bacana. Nada de biquíni. Acho isso machismo. As mulheres também bebem cerveja e a gente tem que falar com elas também
- Daniella Cicarelli sobre as propagandas de cerveja.
- Fonte: Terra. Data: 2 de outubro de 2003.[14]
  • "Não tem nada mais cafona do que essa história de feminista e machista. Sou como Madonna, humanista."
- Cléo Pires, atriz.
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente. Data: 05 de aberil de 2004.[15]
  • "Vocês têm de encontrar uma boa mulher. Nem muito inteligente nem muito burra. Nem muito velha nem muito nova. Meio-termo. Uma que saiba cozinhar e limpar."
- Saddam Hussein, ex-ditador do Iraque, dando conselhos amorosos aos soldados americanos encarregados de vigiá-lo no cárcere, segundo reportagem da revista americana GQ (junho de 2005).
- Fonte: Revista VEJA, Edição 1937, de 28 de dezembro de 2005.[16]
  • Mas, em carros de F1 eu não vejo isso (sucesso feminino) acontecendo. Por causa da grande Força G que existe nas curvas rápidas…Além disso, durante uma semana por mês você não vai ficar querer ficar perto delas num autódromo. Ou vai? Uma garota com peitos grandes nunca ficará confortável dentro do carro. E os mecânicos não irão se concentrar. Você consegue imaginá-los apertando o cinto de segurança dela
- Jenson Button ao ser questionado sobre o sucesso de mulheres em categorias de base e a possibilidade de haver mulheres na Fórmula 1.
- Fonte: UOL Esportes, data 26 de outubro de 2005.[17]
  • "Não suporto meninos. Gosto de homens, porque eles já viveram e respeitam suas mães. É difícil encontrar um que não seja machista."
- Michelle Rodriguez; Latina Magazine, Abril de 2009.[18]


Referências