Jostein Gaarder

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Jostein Gaarder
Jostein Gaarder
Jostein Gaarder
Jostein Gaarder em outros projetos:

Jostein Gaarder (nascido no dia 8 de agosto de 1952 (67 anos), em Oslo, Noruega) é um escritor norueguês . Ele é autor de romances, contos e histórias infantis.


  • "Pelo menos uma vez a cada quatro anos, as pessoas deveriam fazer um esforço e se perguntar como estão avaliando sua vida neste planeta. Elas precisam, por assim dizer, tirar a colher da boca e se perguntar para que estão comendo."
- do conto O catálogo - em: O pássaro raro: Contos, SP: Companhia das Letras 2001.
  • "não precisamos dos livros, mas das histórias. Diversas sociedades no mundo nunca tiveram livros, mas nenhuma prescindiu das histórias. Na sociedade moderna, perdemos o hábito de contá-las e começamos a esquecê-las. Por isso, tivemos que escrevê-las. Cem anos atrás, por exemplo, não havia qualquer livro infantil na Noruega. Mas havia muitas histórias, mais do que podemos encontrar hoje".
- Em entrevista ao Jornal A Folha de São Paulo, em Agosto de 2005
  • "Se fosse você que tivesse criado o mundo, com certeza você também seria sensível às críticas. Estamos falando sobre coisas de uma importância tremenda. Apesar de Deus ter contemplado tudo o que criou e ter achado que tudo era extremamente bom, isso não significa que as coisas não poderiam ser diferentes".
- Através do Espelho
  • "Às vezes Deus ergue as mãos em desespero e diz para si mesmo: - Eu sei, eu sei que muitas coisas poderiam ser diferentes, mas o que foi feito, foi feito, e afinal de contas, eu não sou todo-poderoso!".
- Através do Espelho
  • "Enquanto somos a morte não existe, e quando ela passa a existir, nós deixamos de ser".
  • "- Mas porque eles não deveriam se gabar disso tudo?
- Porque nada impede que eles também não passem de mera imaginação (...) e é perfeitamente possível que outro autor esteja em outro lugar escrevendo um livro sobre o major Albert Knag, que escreve um livro para sua filha Hilde. Este livro se trata de um tal de Albert Knox e Sofia Amundsen".
- O Mundo de Sofia
  • "Para muitas pessoas, o mundo é tão incompreensível quanto o coelhinho que um mágico tira de uma cartola que, há poucos instantes, estava vazia.
No caso do coelhinho, sabemos perfeitamente que o mágico nos iludiu. Quando falamos sobre o mundo, as coisas são um pouco diferentes. Sabemos que o mundo não é mentira ou ilusão, pois estamos vivendo nele, somos parte dele. No fundo, somos o coelhinho que é tirado da cartola. A única diferença entre nós e o coelhinho é que ele não sabe que está participando de um truque de mágica. Conosco é diferente. Sabemos que fazemos parte de algo misterioso e gostaríamos de poder explicar como tudo funciona.
PS. Quanto ao coelhinho branco, talvez seja melhor compará-lo com todo o universo. Nós, que vivemos aqui, somos os bichinhos microscópicos que vivem na base dos pêlos do coelho. Mas os filósofos tentam subir da base para a ponta dos finos pêlos, a fim de poder olhar bem dentro dos olhos do grande mágico."
- O Mundo de Sofia
  • "Como dissemos , um filósofo tenta entender algo que é eterno e imutável."
- O Mundo de Sofia, Companhia das Letras, p. 101.
  • "Os filósofos naturais eram sobretudo pesquisadores naturais. Eles ocupam, portanto, um lugar muito importante na história da ciência."
- O Mundo de Sofia, Companhia das Letras, p. 77.
  • "Para Demócrito era muito importante estabelecer que as unidades constituintes de todas as coisas não podiam ser divididas em unidades ainda menores".
- O Mundo de Sofia, Companhia das Letras, p. 57.
  • "Platão também achava que alma já existia antes de vir habitar nosso corpo".
- O Mundo de Sofia, Companhia das Letras, p. 103.
  • "Se você está numa sala de aula com trinta alunos e o professor pergunta qual a cor mais bonita do arco-íris, certamente ele ouvirá muitas respostas diferentes".
- O Mundo de Sofia, Companhia das Letras, p. 102.
  • "Assim como os filósofos qaue o antecederam, Platão também queria encontrar algo de eterno e de imutável em meio a todas as mudanças".
- O Mundo de Sofia, Companhia das Letras, p. 122.
  • "O professor de filosofia mandava suas cartas agora diretamente para o esconderijo da velha sebe. Por força do hábito, porém, na manhã de segunda-feira Sofia olhou a caixa do correio para ver se havia alguma carta para ela".
- O Mundo de Sofia, Companhia das Letras, p. 138.
  • "Vimos que os cínicos, os estoicos e os epicureus tiveram como ponto de partida os ensinamentos de Socrátes".
- O Mundo de Sofia, Companhia das Letras, p. 151.
  • "Não estou querendo competir com seu professor de religião, Sofia. Mas vamos examinar rapidamente o pano de fundo judeu do cristianismo".
- O Mundo de Sofia, Companhia das Letras, p. 172.
  • "A vida é uma loteria gigantesca, na qual só os números vencedores são visíveis. Você que está lendo este livro é um número vencedor. Sorte sua!".
- A Garota das Laranjas