Intolerância

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.


  • "É a intolerância que nos desgoverna, ou venha ela do exagêro partidário, ou nasça da ambição de conservar ou adquirir o mundo. É dela que nascem os governos prepotentes e as oposições facciosas; dois extremos que se confundem na obra comum de destruição das liberdades políticas."
- Lauro Müller; Discursos acadêmicos, Volume 2‎ - Página 578, Academia Brasileira de Letras - 2006
  • "Temos pois de proclamar, em nome da tolêrancia, o direito de não sermos tolerantes com os intolerantes. Temos de proclamar que qualquer movimento que promova a intolerância se coloca fora da lei, e temos de considerar criminoso todo e qualquer incitamento à intolerância e à perseguição, como consideramos criminoso o incitamento ao homicídio, ao rapto, ou ao restablecimento do tráfico de escravos."
- Karl Popper in: "A Sociedade Aberta e os seus inimigos"
  • "Eu não quero que as pessoas sintam medo de viver, o que eu acho que é o maior medo de todo mundo. Eu quero que as pessoas se expressem como quiserem. Se isso significar se vestir com roupa de mulher, então que seja. Sou muito contrário a intolerância, racismo e sexismo. Homens ainda são chamados de 'bichas'. Vejo mulheres sendo tratadas como cidadãs de segunda classe, até mesmo dentro do punk rock. Portanto, se acontece lá, acontece em todo lugar. Sou muito a favor da aceitação."
- Gerard Way in: revista Rolling Stone (30 de novembro de 2006).
- Ulysses Guimarães In: discurso proferido em 18 de junho de 1967; Rompendo o cerco - Volume 2 de Coleção Documentos da democracia brasileira, Página 59, Ulysses Guimarães - Paz e Terra, 1978 - 188 páginas
  • "A intolerância pode ser aproximadamente definida como a indignação dos que não têm opinião."
- Bigotry may be roughly defined as the anger of men who have no opinions.
- Heretics - página 296, Gilbert Keith Chesterton - John Lane, 1905 - 305 páginas
  • "Da perspectiva coletivista, a intolerância e a brutal supressão da dissidência, o completo desrespeito pela vida e pela felicidade do indivíduo são consequências essenciais e inevitáveis dessa premissa básica."
- Friedrich Hayek in: O Caminho da Servidão
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Intolerância.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: intolerância