Honoré Gabriel Riqueti de Mirabeau

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Honoré Mirabeau
Honoré Gabriel Riqueti de Mirabeau
Honoré Gabriel Riqueti de Mirabeau
Honoré Gabriel Riqueti de Mirabeau em outros projetos:

Honoré Gabriel Riqueti, conde de Mirabeau, (Bignon-Mirabeau (Loiret), 9 de Março de 1749 — Paris, 2 de Abril de 1791), mais conhecido por Mirabeau, foi um jornalista, escritor, político e grande orador parlamentar francês.


  • "Sim, meu caro senhor, nós ouvimos as intenções que foram sugeridas ao rei, mas vós, que não saberíeis ser o seu porta-voz perante os Estados Gerais, vós que não tendes aqui nem lugar nem voz, nem mesmo o direito de falar, vós não sois feito para relembrar o seu discurso! Por isso, para evitar qualquer equívoco ou atraso, declaro-vos que, se vos encarregaram de nos fazer sair daqui, então, deveis pedir ordens para solicitar o emprego da força armada, porque nós apenas deixaremos os nossos lugares pelo poder da baioneta. A tradição remata a frase anterior de forma ligeiramente diferente, mas mais forte: Ide dizer ao vosso senhor que nós estamos aqui pela vontade do Povo, e que não sairemos senão pela força das baionetas".
- Mirabeau ficou célebre por esta resposta que deu a Henri-Évrard de Dreux-Brézé, mestre de cerimónias do rei, quando este veio à célebre sessão dos Estados Gerais, realizada a 23 de Junho de 1789, após o termo do discurso do rei, reiterar a ordem de dissolução daquela Câmara que havia sido dada por Luís XVI. De acordo com a versão publicada no Moniteur Universel, de 25 de Junho de 1789.
  • "Existe alguém ainda pior que o carrasco: o seu criado!".
  • "A Prússia não é um Estado com um exército, é antes um exército que tem um Estado e A Prússia nasceu de uma bala de canhão".
- Sobre a Prússia