Holocausto

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Holocausto (em grego antigo: ὁλόκαυστον, ὁλον [todo] + καυστον [queimado]) tem origens remotas em sacrifícios e rituais religiosos da Antiguidade em que animais (por vezes até seres humanos) eram oferecidos às divindades. A partir do século XIX, a palavra holocausto começou a designar grandes catástrofes e massacres, até que após a Segunda Guerra Mundial o termo Holocausto (com inicial maiúscula) passou a ser utilizado especificamente para se referir ao extermínio de milhares de pessoas.



  • "Spielberg disse que as melhores sete horas que passou foram com Fidel Castro. Quero perguntar se ele construiria um anexo ao Museu do Holocausto para homenagear os cubanos que Castro matou."
- Robert Duvall citado em Revista Veja, Edição 1836 . 14 de janeiro de 2004
  • "A diabólica verdade sobre o Holocausto ucraniano reside na circunstância da morte pela fome deste povo, ter sido resultado de um plano intencional, concebido por um dos maiores assassinos em massa do século XX, Josef Stalin. Actualmente estão disponíveis os documentos das reuniões do Politburo, efectuadas em 1932, que revelam o sinistro plano congeminado por Estaline e pelos seus comissários para provocar a fome na Ucrânia, requisitando à força a produção cerealífera das povoações consideradas opositoras à colectivização dos recursos do Império Soviético e eliminando qualquer suspeito de apoiar a contra-revolução, em várias regiões da Ucrânia".
- Carl Scully, deputado do Parlamento de Nova Gales do Sul, 20 de Novembro de 2003.
  • "Nós sabemos que o povo da Rússia e de outros países, onde vigorou a ditadura estalinista, também sofreu com a opressão do regime totalitário. Acreditamos que a memória dessas experiências, fortalecerá o desejo comum em deixar às futuras gerações um mundo mais seguro e habitável. Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para deixar o Holocausto e o Holodomor ucraniano definitivamente para trás."
- Arnold Rüütel, Presidente da Estónia, 7 de Março de 2005


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Holocausto.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Holocausto.