Helena Blavatsky

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Blavatsky.jpeg

Helena Petrovna Blavatsky ou Madame Blavatsky (Елена Петровна Блаватская) (12 de agosto de 1831, Ekaterinoslav (Rússia) - 8 de maio de 1891, Londres (Inglaterra)). É a fundadora da Sociedade Teosófica.


  • "O altruísmo é uma parte integral do auto-aperfeiçoamento. Mas temos de discernir. Ninguém tem o direito de inanir-se até a morte para que outrem possa ter alimento, a não ser que a vida deste último obviamente seja mais útil do que a do primeiro. Mas é seu dever sacrificar o próprio conforto e trabalhar pelos outros se estes estão incapacitados para o trabalho."
A Chave da Teosofia
  • "O egoísmo pessoal é que excita e estimula o homem a abusar de seus conhecimentos e poderes. O egoísmo é um edifício humano, cujas janelas e portas estão sempre escancaradas para que toda espécie de iniqüidades entre na alma humana."
Doutrina Secreta
  • "Meditação, abstinência em tudo, observação dos deveres morais, pensamentos agradáveis, boas ações e palavras amáveis, como também a boa vontade com todos e o total esquecimento do Eu, são os meios mais eficazes de obter conhecimento e preparar-se para a recepção da sabedoria superior."
Ocultismo Prático
  • "O homem faz de si a imagem de seus sonhos".
  • "Se queres colher doce paz e descanso discípulo, semeie com sementes do mérito os campos de futuras colheitas."

Ísis Sem Véu[editar]

  • "(...) o Essencial é sempre o mesmo. Quer trabalhemos internamente o mármore que oculta, em seu bloco, a estátua, quer empilhemos externamente pedra sobre pedra até completar o templo, nosso NOVO resultado será apenas uma velha idéia. A última de todas as eternidades encontrará na primeira a sua alma gêmea designida."
- Ísis sem Véu vol. I, Editora Pensamento, 2008.
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Helena Blavatsky.


Commons-logo.svg
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Helena Blavatsky.