Gottlob Frege

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gottlob Frege
Gottlob Frege
Gottlob Frege em outros projetos:

Friedrich Ludwig Gottlob Frege (8 de novembro de 184826 de julho de 1925) foi um matemático, lógico e filósofo considerado um dos fundadores da lógica moderna. Fez importantes contribuições para os fundamentos da matemática.



  • 'Fatos, Fatos, Fatos', berra o cientista se ele quer enfatizar a necessidade de fundamentos sólidos para a ciência. O que é um fato? Um fato é um pensamento que é verdadeiro. Mas o cientista certamente não irá reconhecer algo que depende dos inconstantes estados mentais humanos como fundamento sólido para a ciência.
- Gottlob Frege (1956). "The thought: A logical inquiry" em: Peter Ludlow (1997) "Readings in the Philosophy of Language". p.27.
  • Todo bom matemático é pelo menos metade filósofo, e todo bom filósofo é pelo menos metade matemático.
- Atribuída a Frege em: A.A.B. Aspeitia (2000) Mathematics as grammar: 'Grammar' in Wittgenstein's philosophy of mathematics during the Middle Period. Indiana University. p.25.
  • Sem alguma afinidade entre as ideias humanas, a arte seria certamente impossível. Entretanto, nunca pode ser exatamente determinado até onde as intenções do poeta são realizadas.
- Gottlob Frege (1892). On Sense and Reference.

Links Externos[editar]