Flor

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Flores.gif

Flor é a parte das plantas que assegura sua reprodução. Depois da fertilização do óvulo, a flor transforma-se num fruto, que contém as sementes que irão dar origem a novas plantas da mesma espécie.


  • "O sentimento é uma flor delicada; manuseá-la é machucá-la".
- El sentimiento es una flor delicada: manosearla es marchitarla.
- Obras completas de Fígaro(don Mariano José de Larra)‎ - Vol. II, Página 227, de Mariano José de Larra - Publicado por en la Imprenta de Yenes, 1843
  • "Não sou como a abelha saqueadora que vai sugar o mel de uma flor, e depois de outra flor. Sou como o negro escaravelho que se enclausura no seio de uma única rosa e vive nela até que ela feche as pétalas sobre ele; e abafado neste aperto supremo, morre entre os braços da flor que elegeu".
- "Os Thibault", de Roger Martin Du Gard - traduzido por Casemiro Fernandes, Publicado por Editora Globo, 1986
  • "Tire o seu sorriso do caminho/ Que eu quero passar com a minha dor/ Hoje pra você eu sou espinho/ Espinho não machuca a flor".
- Guilherme de Brito
  • "O amor é à flor da vida, que floresce inesperadamente, sem lei, e deve ser escolhido onde for encontrado e vivido pelo breve de sua duração".
- D. H. Lawrence
- La bondad es la flor de la fuerza.
- Martí - Volume 10 - Página 108, José Martí, ‎Gonzalo de Quesada - 1911
  • "Tal como uma flor de lindas cores, mas desprovida de perfume, são as belas palavras de quem não as aplica em sua conduta".
- Dhammapada; Fonte: Chalita, Mansour ("Os mais belos pensamentos de todos os tempos" - 4 Edição. Rio de Janeiro: Assoc. Cultural Internac. Gibran. pág. 77)
  • "Não há guarda-chuva / contra o poema / subindo de regiões onde tudo é surpresa / como uma flor mesmo num canteiro".
- João Cabral de Melo Neto
  • "O homem de sucesso é o que viveu bem, riu muitas vezes e amou bastante; que conquistou o respeito dos homens inteligentes e o amor das crianças; que galgou uma posição respeitada e cumpriu suas tarefas; que deixou este mundo melhor do que encontrou, ao contribuir com uma flor mais bonita, um poema perfeito ou uma alma resgatada; que jamais deixou de apreciar a beleza do mundo ou falhou em expressá-la; que buscou o melhor nos outros e deu o melhor de si."
- Robert Louis Stevenson
- Albert Camus
  • "Eis que temos aqui a Poesia, / A grande Poesia. / Que não oferece signos / Nem linguagem específica, não respeita / Sequer os limites do idioma. / Ela flui, como um rio. / Como o sangue nas artérias, / Tão espontânea que nem se sabe como foi escrita. / E ao mesmo tempo tão elaborada - / Feito uma flor na sua perfeição minuciosa, / Um cristal que se arranca da terra / Já dentro da geometria impecável / Da sua lapidação".
- Rachel de Queiroz
- William Blake
  • "Mau, com efeito, é o amante vulgar que prefere o corpo ao espírito, pois o seu amor não é duradouro por não se dirigir a um objeto que perdure. A flor do corpo que ama vem um dia a murchar – e então ele ‘se retira ligeiro como as asas’ esquecendo-se das declarações e muitas juras que fez."
- Platão
  • "Uma bela flor é incompleta sem suas folhas".
- Provérbios chineses
- Charles Haddon Spurgeon
  • "Na vida pura e monótona das moças, chega uma hora deliciosa em que o sol lhes derrama os seus raios na alma, em que a flor lhes exprime os pensamentos, em que as palpitações do coração comunicam ao cérebro seu calor fecundo e dissolvem idéias num desejo vago; hora de inocente melancolia e suaves alegrias!"
- Honoré de Balzac
  • "Creio que a ordem não pode eflorescer, senão no seio da estabilidade e da justiça. Mas vejo os depositários da ordem respirarem deliciosamente na agitação, animando-a, promovendo-a, propagando-a, e sinto empolarem-se, cada vez mais acirradas, as paixões políticas, em que a vida oficial parece comprazer-se. Creio de dia em dia mais urgente um apelo a todas as forças vivas da nação, a todos os elementos válidos e sinceros do patriotismo brasileiro. Mas vejo a política tender de dia em dia mais à subdivisão, ao personalismo, ao espírito de grupo."
- Ruy Barbosa
  • "A felicidade é uma flor que não se deve colher."
- Anatole France; Fonte: "A Vida em flor"
  • “Ou porque a que cria se haja estancado em mim, ou porque a realidade só se forme na memória, as flores que hoje me mostram pela primeira vez não me parecem flores de verdade.”
- Marcel Proust
  • "As flores não deixam o mal ir adiante."
-Maurice Druon; (O Menino do Dedo Verde)
  • " Pintar a flor da flor - eis o fim da Pintura"
-Oscar Araripe; (Minha Vida de Pintor)




Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Flor.


Commons-logo.svg
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Flor.