Feminismo

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Passeata: Voto para as mulheres

Feminismo envolve várias teorias sociais, correntes filosóficas ou movimentos políticos, formados e motivados primeiramente a partir de experiências das mulheres, que apresentam críticas à desigualdade social entre homens e mulheres numa perspectiva sociológica de gênero e que promovem os direitos das mulheres, seus temas e interesses.


  • "Eu mesma nunca consegui saber direito o que é o feminismo. Só sei que me chamam de feminista quando expresso sentimentos que me distinguem de um capacho."
- Rebecca West (1913).
  • "Mas o que é uma feminista?
É toda e qualquer mulher
Que seus direitos conhece,
Aos homens não obedece
E só faz o que ela quer."
- Poema de Alice Duer Miller (1915).
  • "Mulheres que buscam igualdade com os homens carecem de ambição."
- Timothy Leary (2005).
  • "A liberação feminina não via o potencial feminino em relação ao masculino; as feministas visionárias de fins da década de 60 e início da de 70 sabiam que as mulheres jamais poderiam encontrar a liberdade aceitando viver a vida de homens servis. Mulheres em busca de igualdade vociferavam então para ser aceitas nos esfumaçados lugares muito freqüentados pelos homens. As liberacionistas procuravam em todo o mundo indícios do que poderia ser a vida das mulheres, se elas fossem livres para definir seus próprios valores, ordenar suas próprias prioridades e decidir seu próprio destino."
- Germaine Greer, A Mulher Inteira (1999).
  • "O fato é que os homens necessitam das mulheres mais do que as mulheres necessitam dos homens; e então, ciente deste fato, o homem tem procurado manter a mulher dependente dele economicamente como o único método disponível para ele fazer-se necessário para ela. Como no início a mulher não se tornaria sua escrava voluntária, ele tem feito ao longo dos séculos uma sociedade na qual a mulher deve servi-lo para sobreviver."
- Elizabeth Gould Davis, The First Sex (1971).
  • "As mulheres durante todos estes séculos serviram de espelhos possuindo o poder mágico e delicioso de refletir uma imagem do homem com o dobro do seu tamanho natural. Sem esse poder, provavelmente, a Terra seria ainda pântano e selva. As glórias de todas as guerras seriam desconhecidas. Estaríamos ainda arranhando os contornos de cervos nos restos de ossos e trocando pederneiras por peles de carneiro ou qualquer outro ornamento simples que agradasse ao nosso gosto sem sofisticação. O Super Homem ou o Dedo do Destino nunca teriam existido. O Czar e o Kaiser nunca teriam portado suas coroas ou as perdido. Qualquer que possa ser sua utilidade em sociedades civilizadas, espelhos são essenciais a toda ação violenta e heróica. Eis porque tanto Mussolini quanto Napoleão insistem tão enfaticamente na inferioridade das mulheres, pois se elas não fossem inferiores, eles pararariam de engrandescer-se. Isso serve para explicar, em parte, a indispensável necessidade que as mulheres tão freqüentemente representam para os homens. E serve para explicar como eles ficam inquietos quando colocados sob a sua crítica, como é impossível para ela dizer-lhes que este livro é ruim, este quadro é fraco, ou o que quer que seja, sem causar mais dor ou despertar mais raiva que um homem que fizesse a mesma crítica. Pois, se ela começa a dizer a verdade, a figura no espelho encolhe, sua aptidão para a vida é diminuída. Como pode ele continuar a passar julgamentos, a civilizar nativos, a fazer leis, escrever livros, arrumar-se todo e discursar em banquetes, a menos que possa ver a si mesmo no café da manhã e no jantar com pelo menos o dobro do tamanho que realmente é?"
- Virginia Woolf, A Room of One's Own.
  • "O eterno feminino nos eleva."
- Goethe; Final da segunda parte de Fausto.
  • "As feministas foram marginalizadas nos Estados Unidos por causa dos excessos dos anos 80 e início dos 90. A visão é negativa, de estridência e extremismo. É uma situação desconcertante, mas é culpa das próprias líderes feministas. Elas ficaram obcecadas com aborto e assédio sexual e negligenciaram assuntos muito mais importantes que afetam as mulheres no mundo. Eu acredito em igualdade de oportunidade: os obstáculos para o avanço devem ser removidos, mas sem proteções especiais."
- Camille Paglia; Entrevista para a Folha de S.Paulo - 27.3.06
  • "O feminismo foi o movimento mais importante do século XX - quem me falou isso foi o Michel Foucault, o cientista social mais importante do século passado. O neofeminismo é aquele momento em que as mulheres deixam de fazer os movimentos coletivos e vão para o poder, para o Estado, para as empresas como feministas."
- Michel Foucault (citado pela feminista brasileira Rose Marie Muraro)
  • "Nunca deixemos de pensar: o que é essa "civilização" em que nos encontramos? O que são essas cerimônias e por que devemos tomar parte nelas? O que são estas profissões e por que devemos fazer dinheiro com elas? Onde, em suma, é que isso está nos conduzindo, a procissão dos filhos de homens educados?"
- Virginia Woolf em "Three Guineas".
  • "Atrás de nós, encontra-se o sistema patriarcal; a casa privada, com sua nulidade, sua imoralidade, sua hipocrisia, seu servilismo. Diante de nós está o mundo público, o sistema profissional, com sua possessividade, seu ciúme, sua belicosidade, sua ganância. O primeiro nos cala como escravas em um harém; o outro nos força a girar, como lagartas, da cabeça à cauda, dando voltas e voltas na amoreira, a árvore sagrada, da propriedade. É uma escolha de males. Cada um deles é ruim."
- Virginia Woolf em "Three Guineas".
  • "Se todos os homens nascem livres, como é que todas as mulheres nascem escravas?"
- Mary Astell, Some Reflections Upon Marriage

Crítica[editar]

  • Quando vamos perceber o fato óbvio de que o feminismo é a nova forma de repressão social do sexo?
Artigo Bonecas de quatro, de Luiz Felipe Pondé.[1]
  • "Eu acho que é coisa de quem não tem o que fazer."
- Lula sobre feminismo. Ao jornal O Lampião da Esquina, 14/07/1979.
- Fonte: Opera Mundi.
  • "Não. Não há condições para uma dona-de-casa, mãe de três filhos, ser feminista."
- Lula sobre Dona Marisa ser feminista ou não (1979, entrevista a Revista Playboy)
- Fonte: entrevistalula.pdf; leoterra.com
  • "Olhe, eu, que sou um intelectual, que só me preocupo com isso, é um drama na minha cabeça entender o feminismo! Minha mãe, me criou para ser machista, minha noiva me criou para ser machista, meu pai, minha cidade, meu país, minha época, todos me criaram para ser machista. Então, imagine a cabeça de um líder operário... Onde está a mulher do Lula? Por que ele não sai com ela por aí? Por que não arranja trabalho para ela? Ela é a rainha do lar do Lula, pô! Então vamos parar com isso, não vamos deixar o Lula fazer um discurso falso!"
Ziraldo, em entrevista para a Playboy, abril de 1980
- Link: https://insideplayboybr.wixsite.com/ipbr/post/ziraldo-abril-1980

Referências

  1. Folha de S. Paulo, Bonecas de quatro, 10/06/2013
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Feminismo.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: feminismo