Exílio

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Exílio é o estado de estar longe da própria casa (seja cidade ou nação) e pode ser definido como a expatriação, voluntária ou forçada de um indivíduo.


- João Goulart; Em entrevista à Revista Veja, em 1971, citada Revista Veja - Edição especial de 30 anos
- Dilexi iustitiam et odivi iniquitatem, propterea morior in exilio
- Últimas palavras de Papa Gregório VII; citado em "Pope Gregory VII, 1073-1085: 1073-1085"; Por Herbert Edward John Cowdrey; Publicado por Oxford University Press, 1998; ISBN 0198206461, 9780198206460; 743 páginas books.google, página 680
  • "O exílio, de alguma forma, serviu-me de ajuda. Quando, em determinado momento de nossas vidas, passamos por uma tragédia de verdade – o que pode acontecer com todos nós – podemos reagir de duas maneiras diferentes. Evidentemente, uma delas é perdermos as esperanças ou nos entregarmos ao álcool, às drogas ou a uma tristeza interminável. A alternativa é o despertar de nós mesmos, é descobrir uma energia que estava escondida e passar a agir com mais lucidez e mais força."
- Tenzin Gyatso, em O Livro de Dias, Sextante
  • "Sou cidadão dos Estados Unidos da América. Nosso governo foi deposto. Nosso presidente eleito foi exilado. Homens brancos idosos, brandindo martinis e usando colarinhos postiços tomaram a capital de nossa nação. Estamos sitiados. Somos o Governo dos Estados Unidos no exílio. [...] Então, quem é o homem que atualmente ocupa o número 1.600 da avenida Pensilvânia? Vou lhes dizer quem: ele é George W. Bush, 'presidente' dos Estados Unidos. O ladrão-chefe."
- Michael Moore
  • "Todos nós somos levados ao mesmo lugar; / na urna agita-se a sorte de cada um: / mais cedo ou mais tarde, a sorte terá de ser lançada, / e nos fará entrar no barquinho em direcção ao exílio eterno."
- Horácio; Odes (23 a.C. e 13 a.C.)
- Emil Mihai Cioran
  • "Ao coração que sofre, separado / do teu, no exílio em que a chorar me vejo, / Não basta o afeto simples e sagrado / Com que das desventuras me protejo."
- Olavo Bilac
  • Iroh: Não, Príncipe Zuko, não suje a sua vitória. Então é assim que o grande comandante Zhao reage diante a derrota? Que desonroso! Mesmo no exílio, o meu sobrinho é muito mais honrado do que você! Muito obrigado pelo chá, estava delicioso!
- Avatar: The Last Airbender; Capítulo 3: O Templo de Ar do Sul
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Exílio.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: exílio