Discussão:Provérbios em Português

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Os proverbios são só de Portugal? os brasileiros estão separados? --E-roxo 21:20, 5 Dez 2004 (UTC)

Esqueçam! --E-roxo 21:37, 5 Dez 2004 (UTC) Não ficaria melhor em separado? Pois portugueses seria mais facilmente aplicado a "de portugal ou dos seus habitantes". Ou então ficaria melhor Provérbios em Português.


Estava a pensar se se deveriam classificar os artigos pela sua primeira palavra, ou pela primeira realmente importante. Por exemplo, põe-se "Em Casa de Ferreiro, espeto de pau" no E ou no C. Se se pusesse no E poderia dar espaço a confusões, como a repetição das citações, pois também se pode dizer "Casa de Ferreiro espeto de pau" sem o Em. --E-roxo 21:42, 5 Dez 2004 (UTC)

Proposta alternativa[editar]

E-roxo, os provérbios PORTUGUESES e os provérbios BRASILEIROS, em sua maior parte, é transcrição literal do conteúdo do wikiquote em inglês (en:Portuguese_proverbs). Ressalte-se ainda que tanto a Wikipédia quanto o Wikiquote criaram uma única versão para o português, seja português de portugal, do brasil, ou de qualquer outro país de língua portuguesa.
Por isso, foi aglutinado num único tópico "provérbios portugueses" no sentido de "provérbios em língua portuguesa".
Mas você tocou num assunto que eu também já tinha pensado: fazer uma pequena separação: separar, na medida do possível, os provérbios do Brasil, dos de Portugal, dos de Angola etc.
Poderíamos fazer assim:
colocar logo no início que se trata de uma coletânea de provérbios em língua portuguesa.
logo a seguir, distribuir em seções os países de língua portuguesa
 ==Provérbios de Angola ==
 provérbio 1
 provérbio 2 .... 
Provérbios de Angola
Provérbios do Brasil
Provérbios de Cabo Verde
Provérbios de Guiné-Bissau
Provérbios de Macau
Provérbios de Moçambique
Provérbios de Portugal
Provérbios de São Tomé e Príncipe
Provérbios do Timor Leste
se a quantidade de provérbio coletados for grande o suficiente, poder-se-ia distribuir uma página para cada país.


quanto à classificação, acredito que possam continuar sendo pela primeira letra da frase.

--Chico 20:08, 6 Dez 2004 (UTC)

Acho que foi uma boa ideia!--E-roxo 15:46, 12 Dez 2004 (UTC)

Provérbios em Português[editar]

Pensei um pouco mais no assunto e acredito que a proposta de E-roxo (mudar o título para "Provérbios em Português") é adequada. No final da transcrição de cada provérbio se colocaria o nome do país entre parêntesis, do jeito que já tem alguns. Esta alternativa até facilitaria comparar o modo de falar de cada país. --Chico 09:28, 7 Dez 2004 (UTC)

Temos que decidir se a página e sobre Portugal ou a língua portuguesa... --Slade «» 22:28, 25 Agosto 2006 (UTC)

Acato a idéia de que devem ser Provérbios em Português (com as subdivisões para cada país) ou então criem-se páginas próprias para cada país. Agora o que acho que realmente inadequado é o Sr. Gaston Schwabacher incluir os seus ditados próprios, quando o objetivo aqui é colocar ditados de autores anônimos, frutos da sabedoria popular. Portanto, caso deseje mostrar os seus, Sr. Gaston, crie uma página pessoal dentro do Wikiquote, seguindo as regras deste site.

Henri


Gaston Schwabacher[editar]

Senhor não sei quem é Gaston mas é uma bruta falta de educação não mencionar o nome do autor e quem o mencionou o nome de Gaston de tal é porque deve ter alguma admiração e sabe que é ético colocar entre aspas e colocar o nome de que fez tal citação. Pelo amor de DEUS tem cada uma nesta Wikpédia que vamos respeitar. Aprendam tem que citar as frases e autores isto é lei natural da educação da ética. Desculpa colocar este aqui pois não sei onde colocar.

O motivo de retirada das citações do Gaston Schwabacher é que elas não são Provérbios em Português, em seu sentido lato. Provérbios é sabedoria popular, frases que "todo mundo", mas que ninguém conhece o autor.
O caminho normal, então, seria criar um artigo especialmente para as citações do Gaston Schwabacher, mas... já houve votação unânime na wikipédia, sugerindo que o artigo biográfico do mesmo fosse deletado!
Como norma padrão, toda pessoa citada no wikiquote tem um link correspondente na wikipédia.
Aplicar o critério de notoriedade não fácil, mas procuramos seguir as recomendações do projeto-irmão wikipédia. Veja por exemplo w:Wikipedia:Biografia sem relevo enciclopédico. Entre estas recomendações, um usuário não pode criar um artigo autobiográfico, para evitar a vaidade pessoal.
Depois de inserido um artigo biográfico na wikipédia há uma verificação por um batalhão de usuários; lá tem muito mais gente envolvida neste processo de verificação. Como aqui tem poucos usuários ainda, costumamos aproveitar as discussões verificadas lá.
Um abraço.
--Chico 18:11, 7 Março 2007 (UTC)

Concordo com você...