Desmond Morris

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Desmond Morris
Desmond Morris
Desmond Morris
Desmond Morris em outros projetos:

Desmond Morris (24 de janeiro de 1928, Purton, Reino Unido) é um conhecido biólogo, doutorado na área, reconhecido pelo seu trabalho como zoólogo e etólogo; é ainda um pintor surrealista e um expert em sociobiologia humana. Ele passou a ser bastante conhecido nos anos 60 como apresentador do programa Zoo Time, na ITV. Seus estudos concentram-se no comportamento animal e humano, explicados de um ponto de vista zoológico. Morris escreveu vários livros e produziu alguns programas de televisão, muitas vezes convertendo-os em livros. Suas análises dos humanos de um ponto de vista zoológico geraram muita controvérsia mas são bastante populares nos meios académicos.


O Animal Humano[editar]

  • Nós, seres humanos, somos animais. Umas vezes somos monstruosos, outras imponentes, mas sempre animais. Preferimos pensar em nós próprios como anjos que caíram do céu, mas a verdade é que não passamos de macacos que se puseram de pé.
    • Contra-capa do livro O Animal Humano.
  • Alguns afirmaram a ideia de que o homem possuiria uma grande alma, enquanto as dos animais seriam de muito menor dimensão. Os seres humanos viajariam para o outro mundo em primeira classe, enquanto os animais viajariam, possivelmente, no porão -- excepto talvez no caso de alguns cãezinhos adorados, a quem seria permitido seguir em turística.
    • O Animal Humano, 1ª edição (Portugal) 1996, capítulo Os genes imortais, página 179.