Alcorão

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redirecionado de Corão)
Alcorão
Alcorão
Alcorão
Alcorão em outros projetos:

Alcorão (em árabe: القرآن, transl. al-Qurʾān, lit. "a recitação") ou Corão é o livro sagrado do Islã. Os muçulmanos creem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao Profeta Maomé ao longo de um período de vinte e três anos. A palavra Alcorão deriva do verbo árabe que significa declamar ou recitar; Alcorão é portanto uma "recitação" ou algo que deve ser recitado.


  • "Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.
Louvado seja Allah, Senhor do Universo,
O Clemente, o Misericordioso,
Soberano do Dia do Juízo.
Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda!
Guia-nos à senda reta,
À senda dos que agraciaste, não à dos abominados, nem à dos extraviados."
- Surata Al-Fátiha, versículos 1-7, Samir El Hayek, Os Significados dos Versículos do Alcorão Sagrado, p. 39.
  • "Temei, então, o fogo infernal cujo combustível serão os homens e as pedras; fogo que está preparado para os incrédulos."
- Surata 2, versículo 24 (El Hayek, p. 41)
  • "Como ousais negar a Allah, uma vez que nada éreis e Ele vos deu a vida, depois vos fará morrer, depois vos ressuscitará e então retornareis a Ele? Ele foi Quem vos criou tudo quanto existe na terra; então, dirigiu Sua vontade até ao firmamento do qual fez, ordenadamente, sete céus, porque é Onisciente."
- Surata 2, versículos 28-29 (El Hayek, p. 42)
  • "Os crentes, os judeus, os cristãos e os sabeus, enfim todos os que crêem em Allah, no Dia do Juízo Final, e praticam o bem, receberão a sua recompensa do seu Senhor e não serão presas do temor, nem se angustiarão."
- Surata 2, versículo 62 (El Hayek, p. 45).
  • "Allah! Não há mais divindade além d'Ele, Vivente, Auto-subsistente, a Quem jamais alcança a inatividade ou o sono; d'Ele é tudo quanto existe nos céus e na terra. Quem poderá interceder junto a Ele, sem o Seu consentimento? Ele conhece tanto o passado como o futuro, e eles (humanos) nada conhecem da Sua ciência, senão o que Ele permite. O Seu Trono abrange os céus e a terra, cuja preservação não O abate, porque é o Ingente, o Altíssimo."
- Surata 2, versículo 255 (El Hayek, p. 66).
  • "Não há imposição quanto à religião, porque já se destacou a verdade do erro. Quem renegar o sedutor e crer em Allah, ter-se-á apegado a um firme e inquebrantável sustentáculo, porque Allah é Oniouvinte, Sapientíssimo."
- Surata 2, versículo 256 (El Hayek, p. 66).
  • "Ele te revelou (ó Mohammad) o Livro (paulatinamente) com a verdade, corroborante dos anteriores, assim como havia revelado a Tora e o Evangelho".
- Surata 3, versículo 3 (El Hayek, p. 71).
  • "Ele foi Quem te revelou o Livro; nele há versículos fundamentais, que são a base do Livro, havendo outros alegóricos. Aqueles cujos corações abrigam a dúvida seguem os alegóricos, a fim de causarem dissensões, interpretando-os ardilosamente. Porém, ninguém senão Allah conhece a sua verdadeira interpretação. Os sábios dizem: Cremos nele (o Alcorão); tudo emana do nosso Senhor. Mas ninguém o admite, salvo os sensatos."
- Surata 3, versículo 7 (El Hayek, p. 71).
  • "Recorda-te de quando a mulher de Imran, disse: Ó Senhor meu, é certo que consagrei a ti, integralmente, o fruto do meu ventre; aceita-o, porque és o Oniouvinte, o Sapientíssimo. E quando concebeu, disse: Ó Senhor meu, concebi uma menina – mas Allah bem sabia o que ela tinha concebido – e um macho não é o mesmo que uma fêmea. Eis que a chamo Maria; ponho-a, bem como à sua descendência, sob a Tua proteção, contra o maldito Satanás".
- Surata 3, versículos 35-36 (El Hayek, p. 74).
  • "Ele [Jesus Cristo] lhe ensinará o Livro, a sabedoria, a Tora e o Evangelho. E será um mensageiro para os israelitas, (e lhes dirá): Apresento-vos um sinal do vosso Senhor: eis que plasmarei de barro a figura de um pássaro, a qual alentarei, e a figura se transformará em pássaro, com o beneplácito de Allah; curarei o cego de nascença e o leproso; ressuscitarei os mortos, pela vontade de Allah, e vos revelarei o que consumis e o que entesourais em vossas casas. Nisso há um sinal para vós, se sois crentes. (Eu vim) para confirmar-vos a Tora, que vos chegou antes de mim, e para liberar-vos algo que vos estava vedado. Eu vim com um sinal do vosso Senhor. Temei a Allah, pois, e obedecei-me".
- Surata 3, versículos 48-50 (El Hayek, p. 75).
  • "Os adeptos do Livro não são todos iguais: entre eles há uma comunidade justiceira, cujos membros recitam os versículos de Allah, durante a noite, e se prostram ante o seu Senhor,"
- Surata 3, versículo 113 (El Hayek, p. 80).
  • "Crêem em Allah e no Dia do Juízo Final, aconselham o bem e proíbem o ilícito, e se emulam nas boas ações. Esses contar-se-ão entre os virtuosos."
- Surata 3, versículo 114 (El Hayek, p. 81).
  • "Todo o bem que façam jamais lhes será desmerecido, porque Allah bem conhece os piedosos."
- Surata 3, versículo 115 (El Hayek, p. 81).
  • "Sem dúvida que sereis postos à prova quanto aos vossos bens e pessoas, e também ouvireis muitas coisas que vos entristecerão daqueles que receberam o Livro antes de vós, e dos idólatras; porém, se perseverardes pacientemente e temerdes a Allah, sabei que isso é um fator determinante, em todos os assuntos."
- Surata 3, versículo 186 (El Hayek, p. 87).
  • "Entre os adeptos do Livro há aqueles que crêem em Allah, no que vos foi revelado, assim como no que lhes foi revelado, humilhando-se perante Allah; não negociam os versículos de Allah a vil preço. Terão sua recompensa ante o seu Senhor, porque Allah é Destro em ajustar contas."
- Surata 3, versículo 199 (El Hayek, p. 88).
  • "Ó humanos, temei a vosso Senhor, que vos criou de um só ser, do qual criou a sua companheira e, de ambos, fez descender inúmeros homens e mulheres. Temei a Allah, em nome do Qual exigis os vossos direitos mútuos e reverenciai os laços de parentesco, porque Allah é vosso Observador".
- Surata 4, versículo 1 (El Hayek, p. 89).
  • "Também vos está vedado desposar as mulheres casadas, salvo as que tendes à mão. Tal é a lei que Allah vos impõe. Porém, fora do mencionado, está-vos permitido procurar, munidos de vossos bens, esposas castas e não licenciosas. Dotai convenientemente aquelas com quem casardes, porque é um dever; contudo, não sereis recriminados, se fizerdes ou receberdes concessões, fora do que prescreve a lei, porque Allah é Sapiente, Prudentíssimo."
- Surata 4, versículo 24 (El Hayek, p. 92).
  • "Os homens são os protetores das mulheres, porque Allah dotou uns com mais (força) do que as outras, e porque as sustentam do seu pecúlio. As boas esposas são as devotas, que guardam, na ausência (do marido), o que Allah ordenou que fosse guardado. Quanto àquelas de quem constatais rebeldia, admoestai-as (na primeira vez), abandonai os seus leitos (na segunda vez) e castigai-as (na terceira vez); porém, se vos obedecerem, não procureis meios (escusos) contra elas. Sabei que Allah é Excelso, Magnânimo."
- Surata 4, versículo 34 (El Hayek, p. 93).
  • "Anseiam (os hipócritas) que renegueis, como renegaram eles, para que sejais todos iguais. Não tomeis a nenhum deles por confidente, até que tenham migrado pela causa de Allah. Porém, caso se rebelem, capturai-os então, matai-os, onde quer que os acheis, e não tomeis a nenhum deles por confidente nem por socorredor".
- Surata 4, versículo 89 (El Hayek, p. 98).
  • "Exceto àqueles que se refugiarem em um povo, entre o qual e vós exista uma aliança, ou os que, apresentando-se a vós, estejam em dúvida quanto ao combater-vos ou combater a sua própria gente. Se Allah tivesse querido, tê-los-ia feito prevalecer sobre vós e, certamente, ter-vos-iam combatido; porém, se eles se retirarem, não vos combaterem e vos propuserem a paz, sabei que Allah não vos faculta combatê-los."
- Surata 4, versículo 90 (El Hayek, p. 99).
  • "Quem matar, intencionalmente, um crente, seu castigo será o inferno, onde permanecerá eternamente. Allah o abominará, amaldiçoá-lo-á e lhe preparará um severo castigo."
- Surata 4, versículo 93 (El Hayek, p. 99).
  • "Aqueles que praticarem o bem, sejam homens ou mulheres, e forem crentes, entrarão no Paraíso e não serão prejudicados, no mínimo que seja."
- Surata 4, versículo 124 (El Hayek, p. 102).
  • "Quanto ao ladrão e à ladra, decepai-lhes a mão, como castigo de tudo quanto tenham cometido; é um exemplo, que emana de Allah, porque Allah é Poderoso, Prudentíssimo."
- Surata 5, versículo 38 (El Hayek, p. 112).
  • "Quando deparares com aqueles que difamam os Nossos versículos, afasta-te deles, até que mudem de conversa. Pode ocorrer que Satanás te fizesse esquecer disso; porém, após à lembrança, não te sentes com os injustos."
- Surata 6, versículo 68 (El Hayek, p. 127).
  • "E lhes enumeraremos as ações com pleno conhecimento, porque jamais estivemos ausentes. E a ponderação, nesse dia, será a equidade; aqueles cujas boas ações forem mais pesadas, serão os bem-aventurados. E aqueles, cujas boas ações forem leves, serão desventurados, por haverem menosprezado os nossos versículos. Colocamo-vos na terra com autoridade, na qual vos proporcionamos subsistência. Quão pouco agradeceis! Criamo-vos e vos demos configuração, então dissemos aos anjos: Prostrai-vos ante Adão! E todos se prostraram, menos Lúcifer, que se recusou a ser dos prostrados."
- Surata 7, versículos 7-11 (El Hayek, p. 138).
  • "Conserva-te indulgente, recomenda o bem e afasta-te dos ignorantes."
- Surata 7, versículo 199 (El Hayek, p. 155).
  • "Combatei-os até terminar a intriga, e prevalecer totalmente a religião de Allah. Porém, se se retratarem, saibam que Allah bem vê tudo o quanto fazem."
- Surata 8, versículo 39 (El Hayek, p. 160).
  • "Cumpri o ajuste com os idólatras, com quem tenhais um tratado, e que não vos tenham atraiçoado e nem tenham apoiado ninguém contra vós; cumpri o tratado até à sua expiração. Sabei que Allah estima os tementes."
- Surata 9, versículo 4 (El Hayek, p. 164).
  • "Mas quando os meses sagrados houverem transcorrido, matai os idólatras, onde quer que os acheis; capturai-os, acossai-os e espreitai-os; porém, caso se arrependam, observem a oração e paguem o zakat, abri-lhes o caminho. Sabei que Allah é Indulgente, Misericordiosíssimo."
- Surata 9, versículo 5 (El Hayek, p. 164).
  • "Se algum dos idólatras procurar a tua proteção, ampara-o, para que escute a palavra de Allah e, então, escolta-o até que chegue ao seu lar, porque (os idólatras) são ignorantes."
- Surata 9, versículo 6 (El Hayek, p. 164).
  • "Combatei aqueles que não crêem em Allah e no Dia do Juízo Final, nem se abstêm do que Allah e Seu Mensageiro proibiram, e nem professam a verdadeira religião daqueles que receberam o Livro, até que paguem de bom grado a Jizya (taxa ou tributo pago pelos não-muçulmanos dentro do Estado Islâmico) e se sintam submissos."
- Surata 9, versículo 29 (El Hayek, p. 166).
  • "É impossível que este Alcorão tenha sido elaborado por alguém que não seja Allah. Outrossim, é a confirmação das (revelações) anteriores a ele e a elucidação do Livro indubitável do Senhor do Universo."
- Surata 10, versículo 37 (El Hayek, p. 180).
  • "Se estás em dúvida sobre o que te temos revelado, consulta aqueles que leram o Livro antes de ti. Sem dúvida que te chegou a verdade do teu Senhor; não sejas, pois, dos que estão em dúvida".
- Surata 10, versículo 94 (El Hayek, p. 185).
  • "Dize-lhes: Se o oceano se transformasse em tinta, com que se escrevessem as palavras de meu Senhor, esgotar-se-ia antes de se esgotarem as Suas palavras, ainda que para isso se empregasse outro tanto de tinta."
- Surata 18, versículo 109 (El Hayek, p. 250).
  • "Não vêem, acaso, os incrédulos, que os céus e a terra eram uma só massa, que desagregamos, e que criamos todos os seres vivos da água? Não crêem ainda? E produzimos firmes montanhas na terra, para que esta não oscilasse com eles, e traçamos, entre aquelas, desfiladeiros como caminhos, para que se orientassem. E fizemos o céu como abóbada bem protegida; e, apesar disso, desdenham os sinais para as quais essas coisas apontam. Ele foi Quem criou a noite e o dia, o sol e a lua; cada qual (dos corpos celestes) gravita em sua respectiva órbita".
- Surata 21, versículos 30-33 (El Hayek, p. 267).
  • "Quanto aos Crentes, aos judeus, sabeus, cristãos, masdeístas e politeístas, certamente Allah os julgará a todos no Dia da Ressurreição, porque Allah é Testemunha de todas as coisas."
- Surata 22, versículo 17 (El Hayek, p. 274).
  • "São aqueles que foram expulsos injustamente dos seus lares, só porque disseram: Nosso Senhor é Allah! E se Allah não tivesse refreado os instintos malignos de uns em relação aos outros, teriam sido destruídos mosteiros, igrejas, sinagogas e mesquitas, onde o nome de Allah é frequentemente celebrado. Sabei que Allah secundará quem O secundar, em Sua causa, porque é Forte, Poderosíssimo."
- Surata 22, versículo 40 (El Hayek, p. 276).
  • "Allah é a Luz dos céus e da terra. O exemplo da Sua Luz é como o de um nicho em que há uma candeia; esta está num recipiente; e este é como uma estrela brilhante, alimentada pelo azeite de uma árvore bendita, a oliveira, que não é oriental nem ocidental, cujo azeite brilha, ainda que não o toque o fogo. É luz sobre luz! Allah conduz a Sua Luz até a quem Lhe apraz. Allah dá exemplos aos humanos, porque é Onisciente."
- Surata 24, versículo 35 (El Hayek, p. 290).
  • "Os incrédulos dizem: Este (Alcorão) não é mais do que uma calúnia que ele (Mohammad) forjou, ajudado por outros homens! Porém, com isso, proferem uma iniquidade e uma falsidade."
- Surata 25, versículo 4 (El Hayek, p. 294).
  • "Quanto aos muçulmanos e às muçulmanas, aos crentes e às crentes, aos consagrados e às consagradas, aos verazes e às verazes, aos perseverantes e às perseverantes, aos humildes e às humildes, aos caritativos e às caritativas, aos jejuadores e às jejuadoras, aos recatados e às recatadas, aos que se recordam muito de Allah e às que se recordam d'Ele, saibam que Allah lhes tem destinado a indulgência e uma magnífica recompensa."
- Surata 33, versículo 35 (El Hayek, p. 344).
  • "Não é dado ao crente, nem à crente, agir conforme seu arbítrio, quando é Allah e Seu Mensageiro que decidem o assunto. Sabei que quem desobedecer a Allah e ao Seu Mensageiro desviar-se-á evidentemente."
- Surata 33, versículo 36 (El Hayek, p. 344).
  • "Ó Profeta, em verdade, tornamos lícitas, para ti as esposas que tenhas dotado, assim como as que a tua mão direita possui – que Allah tenha feito cair em tuas mãos –, as filhas de teus tios e tuas tias paternas, as filhas de teus Tios e tuas tias maternas, que migraram contigo, bem como toda a mulher crente que se dedicar ao Profeta, por gosto, e uma vez que o Profeta queira desposá-la; este é um privilégio exclusivo teu, vedado aos demais crentes. Bem sabemos o que lhes impusemos (aos demais), em relação às suas esposas e às que suas mãos direitas possuem, a fim de que não haja inconveniente algum para ti. E Allah é Indulgente, Misericordioso."
- Surata 33, versículo 50 (El Hayek, p. 345).
  • "Recorda-te de quando o teu Senhor disse aos anjos: De barro criarei um homem. Quando o tiver plasmado e alentado com o Meu Espírito, prostrai-vos ante ele. E todos os anjos se prostraram, unanimemente, menos Lúcifer, que se ensoberbeceu e se contou entre os incrédulos."
- Surata 38, versículos 71-74 (El Hayek, p. 375).
  • "Quanto àquelas, das vossas mulheres, que tiverem chegado à menopausa, se tiverdes dúvida quanto a isso, o seu período prescrito será de três meses; o mesmo se diga, com respeito àquelas que ainda não tiverem chegado a tal condição; e, quanto às grávidas, o seu período estará terminado quando derem à luz. Mas, a quem temer a Allah, Ele lhe aplainará o assunto."
- Surata 65, versículo 4 (El Hayek, p. 469).

Sobre Alcorão[editar]

  • "Ao fazer a tentativa presente de melhorar o desempenho de meus predecessores e produzir algo que pode ser aceito como ecoando, no entanto, a leve retórica sublime do Sagrado Alcorão árabe, sofri para estudar os ritmos intrincados e ricamente variados que – além da própria mensagem – constituem a inegável reivindicação do Sagrado Alcorão para se classificar entre as maiores obras-primas literárias da humanidade."
- Arthur J. ArberryThe Koran Interpreted, London: Oxford University Press. 1964, p. x.
  • "A notícia de que o Alcorão estava sendo desrespeitado pelos interrogadores na base de prisioneiros de Guantánamo ocasionou protestos que resultaram em dezesseis pessoas mortas e 100 feridas no Afeganistão. Mas a notícia de que 400 muçulmanos iraquianos, na maioria xiitas e curdos, foram mortos no Iraque por jihadistas e partidários de Saddam não mereceu um único protesto em lugar algum do mundo islâmico." [1]
- Thomas L. Friedman, no jornal The New York Times
  • "Conforme seu conteúdo e seu objetivo, o estilo do Corão é rígido, temível e em alguns trechos verdadeiramente sublime. Assim, uma pedra move a outra, e assim ninguém pode se espantar da grande eficácia desse livro."
- Johann Wolfgang von Goethe, Divã Ocidento-Oriental, Traduzido por Daniel Martineschen.


Ligações externas[editar]

Referências[editar]

  1. Veja essa Veja Online. Publicado em 25 de maio de 2005.