Contrato

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Contrato, derivado do latim “contractu”, é um acordo entre duas ou mais pessoas.



  • "A amizade é um contrato segundo o qual nos comprometemos a prestar pequenos favores para que no-los retribuam com grandes."
- L'amitié est un contrat par lequel nous nous engageons à rendre de petits services à quelqu'un, afin qu'il nous en rende de grands.
- Pensées et fragments inédits de Montesquieu, Volume 2‎ - Página 109, Charles de Secondat Montesquieu (baron de) - G. Gounouilhou, 1901 ((2062. III, f° 342))
  • "Um contrato verbal não vale o papel em que é escrito".
- A verbal contract isn't worth the paper it's written on.
- Samuel Goldwyn citado por Alva Johnston, "The Great Goldwyn", 1937
- El democracímetro occidental expresa una cultura de la apariencia: el contrato de matrimonio importa más que el amor, el funeral más que el muerto, la ropa más que el cuerpo y la misa más que Dios.
- Entrevistas y artículos, 1962-1987 - Página 441, Eduardo H. Galeano - Ediciones del Chanchito, 1996, 459 páginas
  • "A sociedade é, de fato, um contrato. Contratos subordinados a objetos de interesse meramente ocasional podem ser dissolvidos à vontade - mas o Estado não deve ser considerado como nada melhor do que um acordo de parceria num negócio de pimenta e café, algodão ou tabaco, ou algum outro de tais interesses inferiores, a ser assumido por um lucro pouco duradouro e a ser dissolvido ao gosto das partes. Deve ser encarado com outra reverência, porque não se trata de uma parceria em coisas subservientes apenas à existência animal bruta de uma natureza temporária e perecível. É uma parceria em toda ciência, uma parceria em toda arte, uma parceria em cada virtude e em toda perfeição. Como os fins de uma tal parceria não podem ser obtidos em muitas gerações, ele se torna uma parceria não apenas entre aqueles que estão vivendo, mas entre aqueles que estão vivendo, aqueles que estão mortos e aqueles que irão nascer."
- Edmund Burke; "Reflections on the Revolution in France" in: "The Works of the Right Honourable Edmund Burke"‎
  • "Eu quero ser cremado. Um décimo das minhas cinzas devem ser dadas ao meu agente, assim como está escrito em nosso contrato".
- I wish to be cremated. One tenth of my ashes shall be given to my agent, as written in our contract.
- Groucho Marx citado em "Cremation in America" - página 6, Fred Rosen - Prometheus Books, 2004, ISBN 1591021367, 9781591021360 - 278 páginas
  • "Existe teste do sofá, mas nunca fiz, sempre fui profissional e meu manager cuidou do meu contrato. Tive que transar com 300 caras para chegar ao topo, mas não transei com o diretor. É um mau negócio para o diretor transar com uma estrela pornô, porque ai ela controla o trabalho."
- Jasmin St. Claire entrevista concedida em São Paulo
  • "Um governo que mantenha a lei e a ordem; defina os direitos de propriedades; sirva de meio para a modificação dos direitos de propriedade e de outras regras do jogo econômico; julgue disputas sobre a interpretação das regras; reforce contratos; promova a competição; forneça uma estrutura monetária; envolva-se em atividades para evitar monopólio técnico e evite os efeitos laterais considerados como suficientemente importantes para justificar a intervenção do governo; suplemente a caridade privada e a família na proteção do irresponsável, quer se trate de um enfermo mental ou de uma criança; um tal governo teria, evidentemente, importantes funções a desempenhar. O liberal consistente não é um anarquista."
- Milton Friedman in: Cap. 2 "O papel do governo numa sociedade livre" de "Capitalismo e Liberdade".
  • "A estatística de um dos programas da NSA [National Security Agency] mostra que os EUA interceptam mais sobre o Brasil do que sobre qualquer outro país latino-americano, pelo tamanho econômico, número de empresas americanas, contratos de equipamento, petróleo."
- Fonte: SÁ, Nelson. Entrevista Julian Assange. Internet levará à distopia ou a uma cultura mais forte. Folha de São Paulo, Caderno Ilustrada, p. E1, 23 de setembro de 2013. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/129040-internet-levara-a-distopia-ou-a-uma-cultura-mais-forte.shtml, Acessado em 16/09/2013


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Contrato.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: contrato