Chico César

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Chico César
Chico César
Chico César
Chico César em outros projetos:

Chico César nome artístico de Francisco César Gonçalves (Catolé do Rocha, 26 de janeiro de 1964) é um cantor, compositor, escritor e jornalista brasileiro.



  • "É bem mais difícil ser gestor público. Muita burocracia, poucos recursos e muitos desejos. Há uma visão que confunde cultura com arte e arte com entretenimento. Criar uma nova consciência em torno do próprio conceito de cultura é um grande desafio, além, claro, de estruturar a institucionalidade da cultura. Esta é uma área nova no Brasil e estamos todos no aprendizado e na construção destas políticas."
- Ao ser indagado quais eram os desafios de ser titular de uma Secretaria de Cultura.
- Em entrevista ao sítio web A Crítica, em 1º de junho de 2012.
  • "O diretor, Bernard Robert-Charrue, conheceu a música 'Paraíba meu amor' e achou que seria um bom título. O filme é um documentário como nos moldes do 'Buena Vista', no sentido de mostrar bastante coisa sendo tocada ao vivo. A música entra sendo tocada por mim. Não há uma trilha de apoio. Todas as canções apresentadas são tocadas no momento."
- Sobre o porquê de sua música ter sido escolhida para o filme Paraíba, meu Amor.
- Em entrevista ao portal Swissinfo em 10 de fevereiro de 2008.

Sobre[editar]

  • "Originário do estado nordestino da Paraíba, ele é negro e foi um jornalista que se conectou às redes mundiais de comunicação para construir uma música elegante, influenciada por África e Caribe, reggae e a música congolesa."
- Nota da coluna "Sortir", do jornal francês Le Monde, de 2 de julho de 2001.
  • "Confiante no talento e na possibilidade de sucesso de Chico César, a [revista] UpToDate, ainda em sua fase experimental de novembro de 1995, apostou e colocou no ar uma reportagem sobre esse espetacular músico paraibano. A maior até então publicada, e que, pela sua importância, a mantivemos no ar até há pouco tempo atrás. Antes mesmo do lançamento de seu primeiro disco, acompanhando seus shows, a UpToDate pode perceber que algo grande e significativo para a música brasileira viria pela frente. De lá pra cá, muitas coisas aconteceram com Chico César, inclusive sua consagração nacional. Nossa aposta acabou valendo. Mas as coisas não aconteceram tão rapidamente como muitos podem pensar."
- Texto da revista online "Brazilian Music UpToDate".