Cartaz

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Cartaz: forma de expressão gráfica. É um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético.


  • "Cartazes são mensageiros. Cartazes são expressão de cultura. (...)Visíveis e inconfundíveis, como parte de um processo de comunicação(...) Bons cartazes falam uma linguagem internacional."
- Manfred Triesch, citado em Uma breve história dos cartazes
  • "Os cartazes são algo grande. Não só seu tamanho proporciona ao designer amplitude para transmitir sua mensagem, mas também são grandes em outro sentido: são populares. Os cartazes anunciam acontecimentos locais, expressam idéias políticas, promovem programas educativos, dão endereços com uma visualidade contundente e criativa. E, se o designer fez bem o seu trabalho, se convertem em artigos colecionáveis. (...) Tanto se um cartaz promove um filme de orçamento multimilionário ou a oferta de carne no açougue da esquina, o design pode ter classe. O grafismo deve conquistar; o texto, na fração de segundo que retém a atenção do leitor, deve introduzir a mensagem em sua memória."
- Biblioteca de Diseño — Carteles, México, 1996
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Cartaz.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: cartaz