Brasília

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Imagem de satélite do Plano Piloto

Brasília é a capital da República Federativa do Brasil, localizada no território do Distrito Federal. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, sendo a terceira capítal do Brasil.

Verificadas[editar]

  • "A criação de Brasília é um ato de afirmação humana que constitui um acontecimento na história da humanidade".
- Arnold J. Toynbee citado em SILVA, Ernesto. História de Brasília: Um Sonho, Uma esperança, Uma Realidade. p. 367. Brasília: CDL , 1997.
  • "É como se fosse Pompéia ao contrário.
- John dos Passos como citado em SILVA, Ernesto. História de Brasília: Um Sonho, Uma esperança, Uma Realidade. p. 371. Brasília: CDL , 1997.
  • "Por várias razões, Brasília exerce fascinação sobre os cidadãos dos Estados Unidos. Brasília é uma epopéia digna das vastas possibilidades e aspirações desta nação".
- Dwight D. Eisenhower como citado em SILVA, Ernesto. História de Brasília: Um Sonho, Uma esperança, Uma Realidade. p. 378. Brasília: CDL , 1997.
  • "E Brasília foi construída para que possam viver homens mais próximos, mais amigos, iguais principalmente".
- Oscar Niemeyer como citado em SILVA, Ernesto. História de Brasília: Um Sonho, Uma esperança, Uma Realidade. p. 382. Brasília: CDL , 1997.
  • "A idéia que tenho presidente, é a de que estou desembarcando num planeta diferente, que não a Terra".
- Yuri Gagarin como citado em SILVA, Ernesto. História de Brasília: Um Sonho, Uma esperança, Uma Realidade. p. 382. Brasília: CDL , 1997.
  • "Vim diretamente de Ouro Preto a Brasília. Que jornada dramática através do tempo e da história! Uma jornada do ontem para o amanhã, do acabado ao que está para começar, de conquistas antigas às novas promessas!".
- Aldous Huxley em visita a cidade. Como citado em SILVA, Ernesto. História de Brasília: Um Sonho, Uma esperança, Uma Realidade. Brasília: CDL , 1997. (16 de agosto de 1958)
  • "Brasília é uma cidade afogada, seca, onde você não é uma pessoa, você é um cargo."
- Eros Grau em entrevista a Fausto Macedo, Felipe Recondo, jornal O Estado de S.Paulo, edição 03 de agosto de 2010, Fonte: Estadao: 'Lei da Ficha Limpa põe em risco o estado de direito'
- Lucio Costa como citado em Guiarquitetura Brasília - Página 227, Luis Roberto Clauset - NBL Editora, 2000, ISBN 8587710400, 9788587710406, 240 páginas
  • "Nem meus amigos, que me ajudaram muito, como o JK, entendiam. As pessoas viam os projetos e diziam: 'Que bonito!' Mas não estavam entendendo nada."
- Oscar Niemeyer, falando sobre seu projeto de construção de Brasília; como citado em Revista Abril, especial 2000


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Brasília.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Brasília.