Batismo

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redirecionado de Baptismo)
O batismo de Jesus por João Batista; tela de Leonardo da Vinci

O Baptismo ou Batismo é um rito de passagem, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos, religiosos ou não.



  • “O batismo, porta dos sacramentos, necessário na realidade ou ao menos em desejo para a salvação, e pelo qual os homens se libertam do pecado, se regeneram tornando-se filhos de Deus e se incorporam à Igreja, configurados com Cristo mediante caráter indelével, só se administra validamente através da ablução com água verdadeira, usando-se a devida fórmula das palavras.”
- Código de Direito Canônico, can. 849
  • "Negar que depois do batismo de uma criança o pecado permanece é tratar com desdém tanto a Paulo como a Cristo."
- Leão X in: Bula Exsurge Dómine
  • "Foi numa tarde em 1942. A Igreja estava vazia, a não ser uma moça que rezava contritamente diante do altar de Nossa Senhora das Graças. Uma senhora havia me trazido uma criança para batizar, mas, por morar muito longe daqui, e não poder pagar as passagens para alguém vir, não trouxera madrinha para o filho. Aproximei-me, então, da moça que orava e perguntei-lhe se me faria aquele favor, de repetir, pela criança, as palavras do batismo. Ela concordou imediatamente, serviu como madrinha do bebê. Depois. mandou o seu carro branco buscar o resto da família da pobre senhora para uma festa de batizado na sua casa. Eu soube, então, que a moça era a estrela Carmen Miranda e sua simplicidade deixou-me uma profunda impressão, solidificada, depois, pelas suas constantes vindas à Igreja que se lhe tomou um segundo lar, dando-nos ela um altar novo para Nossa Senhora."
- Palavras do Padre Joseph na missa de corpo presente de Carmen Miranda, em agosto de 1955
  • "... Você não acha que a palavra inferno descreve muito bem um mundo como este, onde proliferam demônios que lavam sangue com sangue? Pelo visto, você ainda não está completamente preparado. Se continuar assim, não vai conseguir sobreviver neste inferno. Houji, você precisa receber um batismo de fogo"
- Samurai X


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Batismo.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Batismo.