Ajuda:Como editar com um editor externo

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Muitos editores de texto disponibilizam recursos especiais para editar código-fonte, recursos que se aplicam também à edição de wikis. A funcionalidade mais comum e útil é a colorização de sintaxe, que altera a aparência de trechos com marcações, destacando-os do restante do texto. Abaixo, uma lista de instruções e ligações para arquivos capazes de fazer o Emacs, Vim, jEdit ou Kate editarem marcações da Wikiquote.

Dicas para todos os editores[editar]

Se você está usando o Mozilla ou algum derivado do Mozilla, é possível chamar diretamente a partir do browser um editor externo, a fim de editar os arquivos da Wikiquote sem ter que copiar e colar o código entre o editor e o navegador. Vá até http://mozex.mozdev.org e copie o MozEx, um plugin para o Mozilla que te permite editar qualquer área de texto das páginas web dentro de seu editor favorito.

Se você tem familiaridade com Perl e CVS, pode experimentar o módulo "WWW::MediaWiki::Client", que pode ser instalado via CPAN. Ele permite o acesso aos artigos num esquema parecido ao CVS, ou seja, você pode emprestar ("check-out") artigos na Wikiquote, editá-los localmente e então enviá-los de volta ("check in").

Emacs[editar]

O suporte à edição de artigos da Wikiquote no Emacs é provido através de um modo de edição (major-mode) chamado wikipedia-mode. Para instruções de como instalar e usar o wikipedia-mode, leia [1].

É conveniente, algumas vezes, editar artigos com no modo outline do Emacs, que permite esconder algumas seções do artigo. Isso permite que você, por exemplo, veja apenas os títulos de seções do artigo, escondendo o corpo de texto, ou veja apenas o corpo de texto da seção que está editando. Existem dois meios para fazer isso.

  • O primeiro é o outline-minor-mode, um "minor mode" embutido no Emacs. Esse modo é ativado pelas teclas M-x outline-minor-mode. Pode ser usado em conjunto com o wikipedia-mode. Para maiores informações sobre os vários comandos de outline, consulte a documentação respectiva (C-h f outline-mode).
  • O segundo método consiste em usar uma versão alterada do org-mode, disponível em: [2]. É mais fácil de se usar, pois você pode alternar entre os diferentes modos de visualização usando a tecla TAB. Entretanto, não é compatível com o wikipedia-mode. (Instruções para instalação do org-mode acompanham o arquivo.)

Vim[editar]

Para dar suporte a edição de artigos da Wikiquote no Vim, copie o arquivo wikipedia.vim dentro do subdiretório "syntax". Por padrão, esse diretório se localiza em "~/.vim/syntax" nos sistemas POSIX (Unix, Linux, etc), e em "C:\Arquivos de Programas\Vim\vimfiles\syntax" no Windows.

Para detectar automaticamente arquivos com a extensão ".wiki", adicione as seguintes linhas ao arquivo ".vim/filetype.vim" (ou "vimfiles\filetype.vim") – crie o arquivo caso ele não exista:

augroup filetypedetect
au BufNewFile,BufRead *.wiki	setf Wikipedia
augroup END

Alternativamente, digite o comando "set syn=Wikiquote" para definir temporariamente a sintaxe do arquivo em edição.

Artigos da Wikiquote geralmente têm quebras de linha somente nos finais do parágrafo, uma situação para a qual o Vim não é pré-configurado. Se você adicionar a seguinte linha ao arquivo ".vimrc" (ou "_vimrc"), vai contornar o problema e tornar mais fácil a edição de arquivos no formato wiki:

set textwidth=0
set linebreak
map <Up> gk
map <Down> gj
imap <Up> <C-O>gk
imap <Down> <C-O>gj

Sinta-se à vontade para editar o arquivo wikiquote.vim e enviar uma versão melhorada.

jEdit[editar]

Para o jEdit existe um plugin disponível em http://www.djini.de/software/wikipedia/ . Além de fornecer colorização de sintaxe para artigos da Wikipédia, o jEdit permite a comunicação direta com o site da Wikiquote através do plugin "jakarta commons".

Kate[editar]

Para o Kate, regras para colorização de sintaxe são disponibilizadas em um arquivo XML, em de:Media:Wikimedia.xml. Ele reconhece marcações e entidades HTML, sequências de controle do wiki, links, títulos de seções, tabelas e marcações <nowiki>.