Émile Durkheim

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Émile Durkheim
Émile Durkheim
Émile Durkheim em outros projetos:

Émile Durkheim (15 de abril de 1858 - 15 de novembro de 1917) foi um sociólogo pioneiro, francês.


  • "A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta".
- Fonte: Revista Nova Escola, 166, out03
  • "A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios — sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento — que balizam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela".
- Fonte: Revista Nova Escola, 166, out03
  • "Todo o passado da humanidade contribuiu para fazer o conjunto de máximas que dirigem os diferentes modelos de educação, cada uma com as características que lhe são próprias. As sociedades cristãs da Idade Média, por exemplo, não teriam sobrevivido se tivessem dado ao pensamento racional o lugar que lhe é dado atualmente".
- Fonte: Revista Nova Escola, 166, out03
  • "A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto".
- Fonte: Revista Nova Escola, 166, out03
  • "O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. E não poderá sabê-la sem ir à escola, começando por observar a matéria bruta que está lá representada."
- Fonte: Revista Nova Escola, 166, out03
  • "A criança deve exercitar-se a reconhecer [a autoridade] na palavra do educador e a submeter-se ao seu ascendente; é por meio dessa condição que saberá, mais tarde, encontrá-la na sua consciência e aí se conformar a ela".
- Fonte: Revista Nova Escola, 166, out03
  • "A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza."
- Fonte: Educar para Crescer - Os Pensadores da Educação

Verificadas[editar]

  • "É fato social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter."
- "Est fait social toute manière de faire, fixée ou non, susceptible d'exercer sur l'individu une contrainte extérieure, ou bien encore, qui est générale dans l'étendue d'une société donnée tout en ayant une existence propre, indépendante de ses manifestations individuelles."
- Fonte: Las reglés de la méthode sociologique, 1895)[1]
  • "A religião não é somente um sistema de idéias, ela é antes de tudo um sistema de forças."
    • "La religion n'est pas seulement un système d'idées, elle est avant tout un système de forces."
    • Fonte: Les Formes élémentaires de la vie religieuse, 1912)

Referências

  1. como citado em L'islam des jeunes : entre la contestation et la normalisation - Página 23, Editions Le Manuscrit, 2006, ISBN 2748170431, 9782748170436